"A Estrela" no Politeama



Depois dos grandes sucessos “A Menina do Mar” de Sophia Mello Breyner, "Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll e “O Principezinho” de Antoine Saint-Exupéry, "A Estrela" O novo espectáculo infanto-juvenil de Filipe La Féria baseado no conto de Vergílio Ferreira.
Filipe La Féria propõe, na abertura deste ano escolar, transformar num maravilhoso e mágico espectáculo musical um dos mais belos contos dedicados à Infância da Literatura Portuguesa: "A Estrela", de Vergílio Ferreira.
O Teatro Politeama tem tido uma enorme importância no Teatro para a infância e juventude em Portugal, tendo já levado à cena “Menina do Mar” ,da grande poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, “Alice no País das Maravilhas”, do genial Lewis Carroll e “O Principezinho” de Antoine Saint-Exupéry, a que assistiram os alunos de centenas de escolas de todo o nosso País.
A Estrela integra, desde há algum tempo, o elenco de leituras integrais, como narrativa breve para o estudo dos alunos do Ensino Básico. O conto Vergiliano comparece no programa de 7º ano de Língua Portuguesa, na rubrica conto de autor, em contraposição com o conto tradicional, por natureza anónimo, para leitura “metódica”, “orientada” ou “extensiva”, consoante opções de planificação docente. “A Estrela” preenche todos os requisitos para integrar os “núcleos de textualidade canónica” do Programa da Língua portuguesa para o Ensino Básico (3º ciclo), pois indica sumariamente algumas orientações de trabalho estilístico-formal sobre a Língua Portuguesa, avalia significados das principais categorias narrativas que estruturam a escrita de Vergílio Ferreira e sugere algumas perspectivas que informam a dimensão metafísicosimbólica deste belo conto. Estará pois, subjacente ao espectáculo, as inegáveis virtualidades pedagógicas do conto de Vergílio Ferreira como realização linguística, como género narrativo e como espaço simbólico–imaginário, lugar privilegiado da memória e da identidade nacional de um povo e duma cultura.

Comments