"A Guerra" no D. Maria

A GUERRA
De CARLO GOLDONI
Encenação e dramaturgia JOSÉ PEIXOTO

A encerrar as comemorações do tricentenário de Carlo Goldoni, o grande reformador do teatro italiano do século XVIII, o Teatro Nacional prepara-se para apresentar, na Sala Garrett, entre 14 de Fevereiro e 2 de Março, o espectáculo “A Guerra”, uma peça em que o dramaturgo nos pinta um retrato irónico dos conflitos humanos e nos conta a história de um amor nascido no meio das cinzas. Florida e Faustino amam-se mas encontram-se de lados opostos da barricada e a vitória de um implicará necessariamente a derrota do outro. Quando tudo parece perdido, eis que a intervenção do autor salva ambas as partes e esta história tem, para gáudio do espectador, um final feliz.
Num cenário minimalista, o encenador José Peixoto promete rever um dos últimos textos que Goldoni escreveu e apresentou em Itália, pouco antes de partir para França, onde deu início a uma nova etapa da sua vida e da sua carreira.

Sinopse
Um exército invade uma região. As forças atacadas recolhem a uma fortaleza. Durante o ataque a filha do general comandante das forças sitiadas é feita prisioneira. A sua situação social determina que esteja retida nas instalações do Comissário abastecedor dos exércitos atacantes. Nesse mesmo local reúnem-se os jovens oficiais para beber e jogar. Entre Florida, a jovem refém, e o tenente Faustino nasce uma paixão. Florida vive a inquietação do desfecho da guerra, ou vence o pai defensor da fortaleza ou o exército do seu apaixonado. Os interesses privados e os públicos opõem-se, mas também se opõem as razões do coração. No meio do conflito manifestam-se também os interesses postos em jogo na guerra – o patriotismo, a honra, a coragem, a nobreza dos comportamentos de um lado, do outro a violência, o desrespeito pelas pessoas, o oportunismo da ausência da lei e o império da força, o comércio e o enriquecimento que os conflitos armados permitem aos menos escrupulosos. No meio do conflito aparece uma classe popular que ora é vítima, ora tenta beneficiar da guerra. Uma comédia amarga com a guerra como protagonista que expõe as virtudes e os defeitos dos seres humanos. Uma comédia do século XVIII que nos faz reflectir sobre os nossos dias.

Cenografia e figurinos JOÃO RODRIGUES
Desenho de luz CARLOS GONÇALVES
Música original RUI REBELO
Movimento KOT-KOTECKI

Com ÁLVARO CORTE REAL CARLA CARREIRA MENDES
ELSA VALENTIM GUILHERME DE NORONHA JORGE BAIÃO
JORGE SILVA JOSÉ RUSSO JUANA PEREIRA DA SILVA
LUÍS BARROS MARIA MARRAFA MÁRIO BARRADAS
PATRÍCIA ANDRÉ RICARDO ALVES RUI NUNO SIMON FRANKEL TIAGO MATEUS VICTOR ZAMBUJO
SALA GARRETT
De 14 de Fev. a 2 de Mar. 2008

Comments