As Apostas do Viriato

Programação do Teatro Viriato para os próximos meses aposta em entretenimento, descoberta e trabalho com a comunidade

Entretenimento, descoberta e trabalho com a comunidade são estes os principais vectores da programação do Teatro Viriato para Abril, Maio, Junho e Julho. “Todos os projectos que vão passar pelo Teatro Viriato têm em comum o facto de mergulharem profundamente na vida para dela retirar algo que nos deixe bem, mas também nos obrigue a reflectir e a guardar algo que não se esgote no próprio espaço do teatro”, explica o director geral e de programação do Teatro Viriato, Paulo Ribeiro.

Um projecto que alia educação e cultura (Projecto 3008), uma encenação criada a partir de um projecto de escrita criativa (Depois do Agora) e um grupo de jovens que experimenta o teatro, através do PANOS – Palcos Novos, Palavras Novas. Entre Abril e Julho, o Teatro Viriato renova a missão de fomentar a participação da população da cidade de Viseu na actualidade artística. Compromisso assumido há 10 anos atrás, quando foi assinado a 8 de Maio o protocolo de cedência do teatro e financiamento do projecto entre o Centro de Artes do Espectáculo de Viseu, Associação Cultural e Pedagógica, a Câmara Municipal de Viseu e o Ministério da Cultura, que permitiu a reabertura deste espaço a 29 de Janeiro de 1999. No ano em que se assinala esta data, o Teatro Viriato apresenta uma nova linha gráfica, que inclui a mudança do logótipo.

Mais uma vez, a programação do Teatro Viriato privilegia a aposta contínua no aprofundamento da relação deste centro de artes com a comunidade. Em estreia absoluta, o Projecto 3008 (título provisório) reúne em palco perto de 40 alunos das escolas EB 2,3 Infante D. Henrique e a Secundária Emídio Navarro e quatro intérpretes profissionais. Desenvolvido ao longo deste ano lectivo, o principal objectivo foi envolver a comunidade escolar num projecto artístico, construído a partir das referências curriculares e baseado no contributo de todas as disciplinas.

Além dos projectos vocacionados para estimular o envolvimento da comunidade de Viseu numa prática artística constante, o Teatro Viriato apresenta um conjunto de espectáculos, que abarcam as várias disciplinas artísticas e destinados a todos os públicos.

No âmbito da música recebe os concertos de Tenaz e Puny, em mais duas noites Bor Land, Jazz Trio e Camané que apresentará o seu mais recente disco, Sempre de Mim. O palco será também de Katharina Franck e Nuno Rebelo num concerto de spoken word sobre o 25 de Abril, intitulado Nazaré – Não a cidade, a mulher e que inclui a projecção do filme 25 de Abril - Uma aventura para a Demokracya, de Edgar Pêra. Em Junho haverá ainda Joe Fonda e Carlos Zíngaro e um grande espectáculo, no centro da cidade, aberto a toda a população, de acesso gratuito, com Drumming – Grupo de Percussão que, em Janeiro do ano passado brindou a cidade com um percussivo tributo a Frank Zappa. Música de Lixo é o mais recente projecto desta formação, dirigida por um dos mais destacados nomes internacionais da percussão, Miquel Bernat. O concerto, que propõe um percurso pela história do Steel Drum (tambores de aço) está marcado para o Mercado 2 de Maio.

Quanto à dança convém sublinhar a apresentação de Kiosco das almas perdidas, a mais recente coreografia do catalão, Roberto Oliván, que se revela um hino à liberdade, cantado em palco por Mercedes Péon e onde se cruzam a dança, teatro, música ao vivo, ilusionismo, vídeo e animação. Já o coreógrafo, Tiago Guedes regressa ao Teatro Viriato com Coisas Maravilhosas.

No teatro, António Feio, Bruno Nogueira, Jorge Mourato, José Pedro Gomes e Miguel Guilherme protagonizam Os melhores Sketches dos Monty Python e o Teatro Meridional estará em palco com Contos em Viagem – Cabo Verde. O Teatro Viriato acolhe ainda La Strada e Bucket, projecto de uma promissora companhia de teatro do Porto que se estreia neste centro de artes com esta peça.

No âmbito do Sentido Criativo, destaque para O Primeiro Olhar, oficina de sensibilização à arte do cinema, dirigida a um público-alvo, com idades entre os 12 e os 17 anos e que decorre entre 01 e 07 de Julho. O objectivo é levar os participantes a perceber o cinema como exercício do olhar, por um lado, e como construção sensorial e conceptual, por outro.

E, mais uma vez, no final do seu ano lectivo, o Lugar Presente, espaço da Companhia Paulo Ribeiro mostra no palco do Teatro Viriato o trabalho desenvolvido com a comunidade que frequenta as aulas daquela escola de artes.

Programação

03 Abril, 22h00
Tenaz Café-concerto/Foyer

08 a 12 Abril, 21h30
Os melhores sketches dos Monty Python Teatro

14, 15h00 e 15 Abril, 10h30 e 15h00
No tempo em que os instrumentos falavam Sentido Criativo

25 de Abril, 21h30
Nazaré – não a cidade, a mulher Música

01 a 05 de Maio
ESTREIA ABSOLUTA
Projecto 3008 (título provisório) Sentido Criativo

08 de Maio, 15h30
Local: Escola EB 2, 3 Gomes Teixeira (Armamar)
Depois do Agora Sentido Criativo

09 de Maio, 21h30
Camané Música

16 e 17 de Maio, 21h30
Kiosco das almas perdidas Dança

23 a 25 de Maio
Festival Regional PANOS Teatro
* Mais informação em Maio

30 de Maio, 21h30
La Strada Café-Teatro/Foyer

31 de Maio, 21h30
Contos em Viagem – Cabo Verde Teatro

04 de Junho, 22h30
Jazz Trio Café-Concerto/Foyer

07 de Junho, 21h30
Bucket Teatro

11 de Junho, 22h00
Puny Café-Concerto/Foyer

13 de Junho, 21h30
Coisas Maravilhosas Dança

14 de Junho, 21h30
Local: Mercado 2 de Maio (Viseu)
Música de Lixo Música

18 de Junho, 22h00
Joe Fonda e Carlos Zíngaro Café-Concerto/Foyer

01 a 07 de Julho, das 09h30 às 18h30
O primeiro olhar – oficina de sensibilização à arte do cinema Sentido Criativo

29 de Junho e de 01 a 06 de Julho
Apresentações Lugar Presente Espaço Aberto

Comments