Camané sexta-feira em Sintra apresenta o novo álbum "Sempre de mim"


O fadista Camané apresenta sexta-feira à noite, no Centro Olga Cadaval, em Sintra, o seu novo álbum, "Sempre de mim", em que canta inéditos de Alain Oulman e que será lançado a 21 de Abril.

Com o fadista no palco do Olga de Cadaval estarão José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola) e Paulo Paz (contrabaixo).

Além dos inéditos que Alain Oulman compôs exclusivamente para Amália Rodrigues, o novo álbum, editado pela EMI Music Portugal, inclui poemas de Luís de Macedo, outro nome ligado à fadista, falecida em Outubro de 1999.

De Macedo é "Mar impossível" que abre o álbum e que Camané canta na música do "Fado Carriche" de Raul Ferrão, e "Bicho de conta", com a música do "Fado Britinho", de Frederico de Brito. Ainda do poeta de "Asas fechadas", Camané interpreta "Eram morenas tuas mãos" na música do "Fado Licas", de Armando Machado, e "Dança de volta", na música do fado "Bailarico", de Alfredo Marceneiro e na do "Fado Lopes", de José Lopes.

De Oulman, compositor falecido em 1990, Camané canta "Sei de um rio" e "Te juro", ambos com poemas de Pedro Homem de Melo. Do autor de "Povo que lavas no rio" Camané canta também "Antes do grito", com música de Renato Varela.

Há seis anos sem gravar um álbum de inéditos, "apesar de nunca ter parado, e ter saído um CD e um DVD gravados ao vivo, para além da experiência gratificante que foi os 'Humanos'", como disse o fadista à Lusa, Camané regressa com um CD que terá 16 temas, menos um do que o total anunciado inicialmente.

O fado "Asas fechadas" (Oulman/Macedo), criado por Amália em 1962, não faz parte do alinhamento, segundo informação da editora.

O álbum inclui também dois poemas de Fernando Pessoa, "Ser aquele", cantado no "Fado Menor", e "Tudo isso", na música do "Fado Jovita", de Frutuoso França.

"Quando eu pensava que já não havia nada mais de Pessoa que pudesse ser cantado, descobri este dois poemas que interpreto em fados tradicionais", disse o fadista.

Manuela de Freitas, Jacinto Lucas Pires, Sérgio Godinho e David Mourão-Ferreira são outros autores que Camané interpreta.

José Mário Branco assume a direcção musical, arranjos e produção, além de assinar alguns temas, nomeadamente "As palavras" e "Este silêncio", ambos de Manuela de Freitas. "Lembra-te sempre de mim", de Mourão-Ferreira, é também musicado por José Mário Branco. Manuela de Freitas é também autora de "Ciúmes da saudade", na música do "Fado Tia Dolores", de José António Sabrosa. Jacinto Lucas Pires assina "A noite e o dia", na música do "Fado CUF" de Marceneiro e Sérgio Godinho a música e letra de "Sonhar durante o fado". "Procuro fazer aquilo que é o meu trabalho, sem outras distracções, nem me preocupar com os críticos, e fazê-lo da forma mais honesta possível", disse Camané.

Lusa

Comments