"Estórias Aluadas" na Regaleira


A Lua conta estórias. Sempre contou!
Em noites de calor, quando dançam os pirilampos…

Ou naquelas noites de cheiro a chuva, quando os gatos estão enroscados junto ao fogo de uma lareira…

A Lua gosta de segredar essas estórias, gosta de nos fazer sonhar, viajar por mundos nunca vistos. Se escutarmos com atenção, ouvimos uma canção que embala, que nos faz voar e rir!

E viajamos para uma feira cheia de algodão doce e porquinhos de barro… Escutamos fadas a tilintar, escondidas em grutas que brilham! Descobrimos que as árvores falam e têm lições para nos ensinar…

Dançamos com Columbina e comemos pão com Lua. Caminhamos pelas florestas e conversamos com as formigas, muito amigas…

É a Lua, muito antiga, muito sábia, que nos desvenda estas Estórias Aluadas! E se nos disserem que andamos com a cabeça na Lua, paciência!, é verdade…

Caminhando pelos recantos da Regaleira, de mão dada com a Lua, descubramos cinco estórias escritas por escritores que escolheram Sintra como lugar de inspiração.

Cada uma delas toca em aspectos não só lúdicos mas pedagógicos e ecológicos: valores como a fraternidade, o respeito pelos eco-sistemas ou a valorização de todas as formas de vida do nosso planeta são cuidadosamente abordadas nestas Estórias Aluadas, permitindo uma reflexão e exploração conjunta entre as crianças e os pais e/ou educadores.

O passeio pela Quinta da Regaleira é igualmente uma óptima oportunidade de vivenciar esta experiência de maneira única, descobrindo a beleza dos seus jardins aliada ao momento estético que são as Estórias Aluadas.

São boas razões para andar de cabeça na Lua, não acha?

Rui Mário


No espaço privilegiado da Quinta da Regaleira e no ambiente mágico, histórico e mítico de Sintra, o Teatro TapaFuros pretende homenagear personagens e estórias marcantes e inesquecíveis. Assim surgiu o convite a autores sintrenses para que elaborassem cinco versões dramatúrgicas ligadas ao universo sintrense.

Pretende-se uma viagem diversificada que mergulhe nos mais variados aspectos da cultura destes lugares.

São estórias inspiradas pela Lua, diva destas paragens, e que nos falam de poesia, ecologia, respeito pelo mundo que nos rodeia. É um projecto iminentemente sintrense, que acreditamos ter todo o sentido para o lugar da Regaleira. O convite feito a público e escolas será o de, não só uma visita a este espaço, como a Sintra no seu conjunto e variedade.

Os autores que escolhemos, nos mais variados estilos, são José António Guille, George Till, Luísa Barreto, Maria Almira Medina, Rui Mário; O projecto completar-se-á, se assim houver ensejo, com a edição da colectânea destes textos dramáticos para a infância, promovendo uma vez mais um testemunho para tempos vindouros.


a CulturSintra apresenta,

“Estórias Aluadas” pelo Teatro TapaFuros a partir dos textos de José António Guille, George Till, Luísa Barreto, Maria Almira Medina, Rui Mário

encenação de Rui Mário
textos de José António Guille, George Till, Luísa Barreto, Maria Almira Medina, Rui Mário
música de original Pedro Hilário
com José Redondo, Rute Lizardo, Samuel Saraiva
figurinos de Elisabete Figueira
cenografia e adereços de Carlos Ramos
luminotécnia de José Miguel Antunes
ilustração e design de Pedro Marques
secretariado de Fábio Ventura
produção de Marco Martin
19 de Abril de 2008

Comments