"Quidam" em Lisboa


O fabuloso Cirque du Soleil está de regresso a Portugal, de 18 de Abril a 25 Maio, numa tenda instalada no Passeio Marítimo de Algés. O espectáculo chama-se "Quidam", e explora questões em redor da sociedade e o individualismo.
Quidam, pronunciado "key-dam", vem do latim e significa transeunte anónimo, uma figura solitária numa rua qualquer, alguém que passa à pressa, que se sente sozinho no meio da multidão.
O espectáculo estreou em Abril de 1996 em Montreal, tendo partido para uma digressão pelos Estados Unidos de seguida. Desde então, Quidam já se apresentou no Canadá, Europa, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Médio Oriente, Coreia e México.

Dirigido por Franco Dragone, com cerca de 50 elementos de uma dezena de países. O elenco é constituído por dançarinos, ginastas acrobáticos, contorcionistas, acrobatas aéreos, palhaços, actores, músicos, vocalistas e artistas de circo, trata-se de um mega-espectáculo: apresenta-se num chapitô tradicional com 17 metros de altura e com uma capacidade para 2544 pessoas.

O Cirque du Soleil, nasceu no Canadá há mais de vinte anos, o colectivo liderado por Guy Laliberté é conhecido como precursor do movimento do novo circo. Recolhe os mais diversos elementos culturais e funde-os num grande caldeirão de cor e texturas. Recusando trabalhar com animais, vira o foco para mais de 30 artistas internacionais, que têm a tarefa de ilustrar e fazer correr uma história que é contada - em palavra, música, imagem e movimento - ao longo de todo o espectáculo.

Comments