Artistas Unidos apresentam autores noruegueses durante visita dos reis da Noruega


Leituras encenadas, lançamento de livros e uma mesa-redonda compõem o programa Noruega-Lisboa-Noruega, organizado a 27 e 28 de Maio pelos Artistas Unidos na Gulbenkian e no Teatro São Luiz, por ocasião da visita dos reis da Noruega a Portugal.

Cenas soltas de peças dos dramaturgos noruegueses Jesper Halle e Arne Lygre e dos portugueses José Maria Vieira Mendes e Miguel Castro Caldas, com música de Morten Halle e direcção de Franzisca Aarflot (da companhia norueguesa Det Apne Teater), serão apresentadas a 27 de Maio, pelas 16:30, no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian.

A interpretação estará a cargo dos actores Andreia Bento, Elsa Galvão, Sylvie Rocha, João Meireles, António Filipe, Pedro Carraca, Cecília Henriques, Sérgio Conceição, António Simão, Pablo Malter, Ricardo Batista e Paulo Pinto.

No dia seguinte, pelas 15:30, no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz, serão lançados três livros: "Teatro II", de Ibsen, editado pela Cotovia, e "Sou o Vento, Sono" e "O Homem da Guitarra" (Livrinhos de Teatro Nº 33), do dramaturgo norueguês Jon Fosse - de quem os Artistas Unidos encenaram várias peças e que estará presente -, cuja apresentação será feita pela rainha Sonja da Noruega.

Segue-se a leitura de alguns excertos desses textos pelos actores Maria João Luís e Pedro Lima, o actor, encenador e director artístico dos Artistas Unidos, Jorge Silva Melo, e o actor e encenador Manuel Wiborg, acompanhados ao piano por Anne Kaasa, que interpretará "Noite de Tempestade no Mar", Opus 55, nº3 da Suite Peer Gynt II, de Edvard Grieg.

Às 16:30, o tema "Ibsen e Fosse em Tradução" reunirá numa mesa-redonda Luís Miguel Cintra (actor, encenador e director do Teatro da Cornucópia), Terje Merli (encenador), Berit Gulberg (agente literária), Solveig Nordlund (encenadora que introduziu Fosse em Portugal) e Pedro Porto Fernandes (tradutor de Ibsen, Fosse, Lygre, Halle e outros), com moderação de Jorge Silva Melo.

No final, pelas 18:30, Manuel Wiborg e Pedro Lima farão uma leitura da peça "Sou o Vento", com tradução de Pedro Porto Fernandes.

Este programa dos Artistas Unidos foi organizado com a colaboração do Det Apne Teater, o Ministério dos Negócios Estrangeiros norueguês e a Embaixada da Noruega em Portugal.

Comments