"As Coisas" no Trindade






“AS COISAS” de JOANA CRAVEIRO
Estreia a 19 de Junho, no Teatro Bar do Teatro da Trindade às 23h00.

O Teatro-Bar acolhe As Coisas, um texto de Joana Craveiro, dramaturga e encenadora, directora do Teatro O Vestido, uma das vozes mais actuantes da dramaturgia portuguesa contemporânea.

Sinopse
A acção decorre entre dois caixeiros-viajantes, as suas esperanças, anseios, sonhos, mas principalmente o amor que têm pelas coisas. Serão as coisas mais importantes do que as pessoas ou as pessoas é que se esquecem delas próprias e tornam-se coisas? A condição humana! Desta forma, dão nos a descobrir o significado e o valor das relações num mundo onde não existe espaço nem tempo físico para estabelecer ligações com os outros, onde o trabalho e a azáfama das cidades nos engole até sermos dados como mortos.
Ficha Técnica
Texto Joana Craveiro
Encenação projecto de Helena Salazar e Joana Duarte Silva
Colaboração criativa de Joana Craveiro e Tanêa Guerreiro
Interpretação Helena Salazar e Joana Duarte Silva
Cenografia e Figurinos Criação colectiva
Desenho de Luz Anaísa Guerreiro
Produção Executiva Catarina dos Santos

AS COISAS
NOTAS BIOGRÁFICAS
Joana Craveiro
Nasceu em Lisboa, em 1974. É directora artística e co-fundadora do Teatro do Vestido. Dirigiu e escreveu todos os seus espectáculos, até ao momento. Concluiu, em 2004, o Master of Drama em Encenação, da Royal Scottish Academy of Music and Drama, de Glasgow. Licenciada em Antropologia pelaUniversidade Nova de Lisboa, FCSH, foi professora de Interpretação na Escola Superior de Teatroe Cinema, entre 2004 e 2006, e na Royal Scottish Academy of Music and Drama, em 2004. Nesteano, ganhou o prémio de encenação Avrom Greenbaum, da Royal Scottish Academy of Musicand Drama. Concluiu, em 2006, o 2º Curso de Encenação da Fundação CalousteGulbenkian,sob a direcção do Professor Alexander Kelly, da companhia Third Angel. Na Escócia, em 2003,foi assistente de encenação de Graham Eatough, da Suspect Culture Theatre Company. Tem trabalhadocomo dramaturga para diversos criadores. Dirige, desde Outubro de 2006, juntamente com os membros do Teatro do Vestido, o projecto pedagógico Zonas, no Hospital Júlio de Matos.

Helena Salazar
Concluiu o curso de formação de actores da Universidade Moderna. Participou em diversos workshops de Cinema, Expressão Dramática e Movimento com Leonel Vieira, Cláudia Tomaz, André Maia, Filipe Crawford, Nuno Loureiro e Peter Michel Dietz. Teve aulas de Técnica Vocal e Canto Lírico. Em 2002 estreou-se profissionalmente em A Casa de Bernarda Alba, no Auditório Carlos Paredes. Fez teatro para a infância, integrando o elenco das peças A Quinta da Lua Cheia e Aladino e a Lâmpada Mágica no Tivoli. Em cinema foi a protagonista na longa-metragem Incógnito, apresentada no Fantasporto e no Village Lisbon Festival. Participou também em algumas curtas-metragens de âmbito académico. Em televisão fez algumas participações. Frequenta actualmente as aulas de interpretação do Projecto Zonas do Teatro do Vestido, ministradas por Joana Craveiro.

Joana Duarte Silva
Concluiu o curso de Expressão Dramática, ministrado por Bruno Schiappa, no Chapitô. Participou em workshops de teatro com Beatriz Batarda, André Maia e Helena Flor. No teatro, estreou-se profissionalmente em 2003 na peça Menina e Moça, encenação de Maria Emília Correia, no Teatro Aberto, onde trabalhou mais tarde, com João Lourenço, em Ópera de 3 Vinténs e Galileu. Integrou o elenco de Oito Olhos para quatro vozes e A Queda das Naus, de António J. de Oliveira e do musical Scents of Light, no teatro Rivoli. Em televisão, integrou o elenco da série O Bairro da Fonte e da telenovela Filha do Mar. Tem aulas de técnica vocal regulares com o Professor Rui de Matos. Frequenta actualmente as aulas de interpretação do Projecto Zonas do Teatro do Vestido, ministradas por Joana Craveiro.

"AS COISAS"
Teatro da Trindade Teatro- Bar
19 de Junho a 19 de Julho // 5ª a Sáb. 23h00
Lotação limitada a 60 lugares
Preço 8€
Descontos
30% - Jovens c/ – 25 anos, Seniores, Pin Cultura, Grupos + 10 pax e Sócios INATEL
Bilheteira » Tel. 21.342.00.00
3ª 14h-18h e 4ª a sábado 14h-20h, nos dias de espectáculo encerra meia hora depois do início do mesmo

Comments