Marionetas invadem Alcobaça durante três dias






Arranca em Alcobaça na próxima sexta-feira, dia 10, a 11ª edição do festival Marionetas na Cidade. Ao longo de três dias, a arte da marioneta vai estar em destaque nas suas mais variadas vertentes, em espectáculos, conferências, exposições, animação de rua, entre tantas outras propostas.

Sete companhias de todo o país juntam-se à anfitriã S.A. Marionetas para uma iniciativa que percorre os espaços culturais alcobacenses e traz para a rua “uma variedade enorme de espectáculos de onde se destaca a qualidade do trabalho”, garante José Gil, da companhia alcobacense. Por isso, quem se deslocar a Alcobaça no próximo fim-de-semana “terá a oportunidade de ver muito bons trabalhos de companhias profissionais e ver um bocadinho do que de melhor se faz no teatro de marionetas em Portugal”, acrescenta ainda.

Este ano o festival apresenta algumas novidades, como as três exposições que estarão patentes na Escola Adães Bermudes, no Cine-Teatro de Alcobaça e na Fundação Cultural Armazém das Artes. A primeira, intitulada “Outros Bonecos” conta com fotografias de João Costa. Já no Armazém das Artes estrão expostas “Marionetas de Jorge Cerqueira”. Por fim, o Cine-Teatro de Alcobaça acolhe as “Marionetas do Projecto ‘Tempestade’ – Theatre of Glass”, uma co-produção luso-britânica estreada por terras de sua majestade no passado mês de Julho e que, por contar com marionetas de vidro feitas exclusivamente para este espectáculo, ganha aqui um papel principal.

Já nos espectáculos, o destaque vai para a estreia de “A Ver Navios”, uma peça produzida pela S.A. Marionetas que remonta a 1807 e que recupera a partida da corte de D. João VI para o Brasil. Num espectáculo do qual a própria companhia salienta “o grande rigor na confecção dos figurinos das marionetas bem como de cenários e estruturas cénicas que se baseiam em originais da época”, serão 20 os bonecos a desfilar pelo palco.


Tutela volta a negar apoio
No ano em que comemora 11 edições, o festival “Marionetas na Cidade” viu o apoio do Ministério da Cultura ser negado pela segunda vez consecutiva. De acordo com José Gil, a nega do Instituto das Artes assenta numa justificação semelhante à do ano passado, em que era dito que embora o festival estivesse fundamentado e tivesse interesse cultural, a “relevância artística podia ser mais explícita”.

Para o marionetista, “este é o único festival nacional que puxa pela produção portuguesa de Teatro de Marionetas, pelo que não faz sentido não ter apoio”. “Os concursos para o apoio às Artes continuam a ser algo muito estranho que nós não conseguimos entender”, lamenta.

No entanto, a falta de incentivo por parte da tutela não impede que esta iniciativa se realize exclusivamente com companhias profissionais, “muitas das quais vêm a custo zero, dando uma bofetada de luva branca”. Há ainda a ressalvar o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, que a organização considera fundamental para que a iniciativa se mantenha com força.

Para saber tudo sobre este festival que regressa a Alcobaça no próximo fim-de-semana basta clicar em www.samarionetas.com.

Joana Fialho in Jornal Oeste


Programa do 11º Marionetas na Cidade
Sexta-feira, 10 de Outubro
14h30 – “O Segredo do Rio” de Miguel Sousa Tavares, pela companhia Fio d’Azeite
Auditório da Escola Adães Bermudes (Sujeito a marcação *)
Maiores de 4 anos
15h30 – Inauguração da Exposição “Outros Bonecos”, com Fotografias de João Costa
Escola Adães Bermudes, até 31 de Outubro
18h30 – Inauguração da Exposição “Marionetas de Jorge Cerqueira”
Armazém das Artes, de 10 a 31 de Outubro
22h00 – Conferência “Vidas com bonecos”
Tertúlia Café - Alcobaça
24h00 – “Ban the Banana”, pela companhia Marimbondo
Alcopázio Bar – Alcobaça
Maiores de 18 anos

Sábado, 11 de Outubro
11h00 – “Teatro D. Roberto”, pela companhia S.A.Marionetas
Mercado Municipal de Alcobaça
Maiores de 4 anos
15h30 – “A história da Carochinha”, pela companhia Era uma vez – Teatro de Marionetas
Praça 25 de Abril
Maiores de 4 anos
16h30 – “Circo de Marionetas”, pela companhia Marionetas da Feira
Praça 25 de Abril
Maiores de 3 anos
17h00 – “Judite-T”, pela companhia Alexandre Pring
Praça 25 de Abril
Maiores de 3 anos
21h00 - Inauguração da Exposição “Marionetas do Projecto ‘Tempestade’ - Theater of Glass”
Cine-Teatro de Alcobaça, até 27 de Outubro
21h30 – Estreia de “A Ver Navios – D. João VI vs Carlota Joaquina”, pela companhia S.A.Marionetas
Cine-Teatro de Alcobaça
Maiores de 4 anos
(Espectáculo integrado nas comemorações oficiais dos 200 Anos Portugal – Brasil)

Domingo, 12 de Outubro
15h30 – “Dança comigo”, pela companhia Marionetas de Viana
Praça 25 de Abril
Maiores de 4 anos
16h30 – “Judite-T”, pela companhia Alexandre Pring
Praça 25 de Abril
Maiores de 3 anos
17h00 – “Teatro D. Roberto”, pela companhia S.A.Marionetas
Praça 25 de Abril
Maiores de 4 anos

Comments