Falar de Performance na Culturgeste





Na terça-feira, 18 de Novembro e na quarta-feira 19 de Novembro, pelas 21h30, no Pequeno Auditório da Culturgest, terá lugar uma conferência performance e uma sessão de cinema sob o título “De que falamos quando falamos de performance?”, integradas no projecto Marte nº 3. A revista Marte é uma publicação anual dirigida por alunos da Faculdade de Belas Artes e propõe abordar, nesta edição, o conceito de performance.

A Conferência Performance é de entrada gratuita, mediante levantamento de senha de acesso 30m antes da sessão, no limite dos lugares disponíveis.

A sessão de cinema terá o preço único de 3 Euros.

De que falamos quando falamos de performance, é o terceiro número da revista Marte, uma publicação temática, teórica e anual dirigida por alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; um espaço dinâmico de investigação, em torno da criação artística actual.

Partindo deste número, coordenado por Liliana Coutinho e trabalhado a partir do conceito de Performance no contexto artístico, desenhou-se um plano de actividades. Este tem por objectivo expandir a esfera de exploração do tema tratado para além do formato da publicação. Na Culturgest, propomos duas sessões. A primeira consta de uma Conferência/Performance de Nelson Guerreiro que, tal como André Sousa, foi convidado a conceber um projecto de artista para a Marte nº 3. O documento publicado na revista é o ponto de partida para o evento que será aqui apresentado. A sessão seguinte será uma retrospectiva dos primeiros filmes de David Lamelas. Pretende-se com esta sessão (comissariada por Jacqueline Holt e sugerida para a Marte nº3 por Ricardo Matos Cabo), apresentar um possível cruzamento entre performance e algumas obras mais próximas do contexto do cinema experimental.

Programa de actividades na Culturgest:

TER 18 CONFERÊNCIA PERFORMANCE – Um projecto de Nelson Guerreiro
Tenho sempre tantas coisas para dizer. Imensas. Nunca sei por onde começar. Esforço-me por começar bem querendo acabar melhor. Passo horas à procura de um bom remate final que, em geral, não quer fechar.

Nelson Guerreiro. Excerto Um projecto de Nelson Guerreiro

QUA 19 CICLO DE CINEMA – Filmes de David Lamelas
filmes sem legendas em português
"Interview" with Marguerite Duras, 1970
Time is a fiction – programa de Jacqueline Holt para a LUX LONDON
Reading Of An Extract From ‘Labyrinths’ By J.L. Borges, 1970
To Pour Milk Into A Glass, 1972
Time As Activity (Dusseldorf), 1969
A Study Of Relationships Between Inner And Outer Space, 1969
The Desert People, 1974

Outras actividades Marte nº 3:
QUI 20 NOVEMBRO
Mesa redonda com colaboradores da publicação Marte e coordenadora editorial no Auditório da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, às 19h;
Apresentação do projecto de artista André Sousa para esta edição no Teatro da Politécnica.
Deixamos ainda o site da revista www.revistamarte.blogspot.com onde poderão conhecer melhor a publicação.

Comments