"Obviamente Demito-o" vai ao Brasil





Estreia internacional do espectáculo “Obviamente Demito-o!” em digressão ao Brasil


A BARRACA estreia internacionalmente o espectáculo "Obviamente Demito-o!" durante o próximo mês de Novembro no Brasil.
O espectáculo encenado por Helder Costa chega assim aos palcos internacionais depois de uma carreira de sucesso em Portugal, dentro e fora do TeatroCinearte.

A tournée brasileira d' A Barraca com "Obviamente Demito-o!" inclui a participação em festivais de Teatro em língua portuguesa e vários espectáculos.

Em São Paulo A BARRACA apresenta o espectáculo nos dias 5 e 6 de Novembro, no SESC de Santana.
A companhia segue depois para o Ceará onde apresentará o espectáculo na X Mostra de Teatro do SESC do Cariri nos dias 12 e 18 de Novembro.
A última etapa da tournée será em Fortaleza, com apresentações a 20 e 22 de Novembro no Dragão do Mar e ainda no Centro Cultural de São Luis.
Depois do sucesso de "Obviamente Demito-o!" terminamos mais uma temporada partindo em digressão, para em Dezembro voltarmos ao trabalho no TeatroCinearte.

DIGRESSÃO NACIONAL:


“A HERANÇA MALDITA” no XVII Festival Internacional de Teatro de Portalegre
"A Herança Maldita", espectáculo de Augusto Boal estreado em 2007, vai estar presente na edição de 2008 deste Festival, no dia 26 de Novembro pelas 21h30.
De 15 a 28 de Novembro, o Festival Internacional de Teatro de Portalegre irá ter a sua 17ª edição, com espectáculos diários a terem lugar no Centro de Artes do Espectáculo e na Igreja do Convento de Santa Clara.

Patrocinado pela Câmara Municipal de Portalegre e pela Direcção-Geral das Artes (Ministério da Cultura), o festival apresenta ainda um conjunto diversificado de acções de formação paralelas, na área da voz, movimento, artes circenses, construção de instrumentos musicais, entre outras iniciativas.

“O PRANTO DE MARIA PARDA” em Penela e Sever do Vouga


O Pranto de Maria Parda. Fundamentalmente o itinerário de uma privação.
Privação dolorosa, insustentável. Privação que impõe a figuração da Morte.
E aqui vem Mário de Sá Carneiro. Da falta á irrisão. À ascese.
Maria Parda no barco de Dionísio, à volta do mundo, do vinho e do teatro.Com Caronte e Rimbaud.

No âmbito do Programa Território Artes, da Direcção Geral das Artes, que promove a circulação e descentralização das artes, este espectáculo de Gil Vicente, premiado com o prémio UNESCO para as Artes na Expo Sevilha’92, vai estar este mês em cena em Penela e em Sever do Vouga.
Dia 29 de Novembro, 21h30, Auditório Municipal de Penela
Dia 30 de Novembro, 21h30, Auditório Municipal de Sever do Vouga


HOMENAGEM À ACTRIZ MARIA DO CÉU GUERRA


Documentário de Frederico Corado “Pessoalmente Maria do Céu Guerra”
Na sua 11ª edição a Mostra Internacional Teatro de Valongo presta homenagem à actriz Maria do Céu Guerra, na noite de 27 de Novembro.
A homenagem engloba uma exposição de fotografias sobre a sua vida e carreira, que fica patente ao público durante toda a Mostra e a completar a retrospectiva será apresentado na noite da homenagem um documentário de Frederico Corado, um retrato intimista, falado na primeira pessoa, com testemunhos daqueles que apoiam a sua nobre escolha por uma vida no teatro.

No MIT será ainda possível assistir ao espectáculo “Pranto de Maria Parda” no dia 27 de Novembro no Fórum Cultural de Ermesinde às 21h45.


FERNANDO MIL PESSOAS UMA MUSA E...por Leonor Alcácer Produções


A cena pretende evocar a atmosfera de uma antiga taberna portuguesa. Cadeiras usadas, uma mesa com tampo de mármore e, a um canto, um piano velho.
Um homem, o Poeta, dorme profundamente com a cabeça apoiada no tampo da mesa. Do seu sono materializam-se três personagens que num ambiente de mistério vêm animar a cena. As palavras do Poeta transformam-se em música, canto e dança.
A primeira personagem poderá ser o seu alter-ego, ou representar os seus inúmeros heterónimos; outra será o hipotético arquétipo feminino da Mãe Terrena, Universal. A última das três será mesmo a Musa do Poeta que misticamente vem soprar na sua alma os versos da sua Poesia.....
Integrado nas efemérides dos 120 anos do nascimento do Poeta Fernando Pessoa (1888-1935), será apresentado a partir do próximo dia 7 de Novembro de 2008 pelas 21:30, o espectáculo “Fernando Mil Pessoas Uma Musa e …” da autoria do encenador italiano Mario Fedele, e baseado nos textos poéticos de Fernando Pessoa.
Este espectáculo de poesia, melodia e gesto expressivo, é apresentado pela Leonor Alcácer Produções, e é a resposta a um convite do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões na Universidade de Oxford, para conceber, criar, produzir e realizar um trabalho original sobre a obra deste poeta.
A estreia (world premiere) teve lugar em 27 de Fevereiro de 2008 no St John’s College Auditorium, Universidade de Oxford, em Inglaterra.
Produzido por Nuno Pinto Teixeira, conta com as interpretações da actriz Leonor Alcácer, da cantora Zi Plátano, da pianista Ana Rá (autora também e intérprete da música original) e agora, em apresentação, Francisco Rousseau (1º Bailarino, Ballet Gulbenkian, 1981-2001) que substitui assim Mario Fedele (Accademia Nazional Di Danza, Roma) como bailarino.
Durante 70 minutos poderemos rever Alexander Search, Álvaro de Campos, Bernardo Soares, Alberto Caeiro e Ricardo Reis, declamados em português e inglês.

Em cena até 30 de Novembro
Horários: 5ª a sábado às 21h30
Domingos às 16h00
Informações e reservas: TLF: 927868500


CURSO DE HISTÓRIA DA MÚSICA

O Génio da música ao vivo: Aulas dadas pelo maestro António Victorino d'Almeida n' A Barraca
A História da Música explicada pelo Maestro Vitorino d' Almeida, com o apoio da sua discoteca pessoal e algumas exemplificações ao piano.
O curso contará ainda com a participação de alguns convidados do Maestro. Durante o mês de Novembro, António Victorino d'Almeida irá lançar o seu mais recente livro, assim a data prevista de início deste curso será em Janeiro. Continuamos a aceitar pré-inscrições, bastando para tal que nos envie um e-mail, com o seu nome e contacto telefónico

Aulas de capoeira n’ A Barraca A União Brasileira de Capoeira associa-se à companhia de teatro A Barraca abrindo inscrições para um novo curso de Capoeira a realizar no TeatroCinearte.

O objectivo, principal deste projecto é contribuir para a formação do indivíduo enquanto cidadão, promovendo o seu desenvolvimento afectivo, cognitivo e motor, através da prática de uma arte marcial mascarada de dança, promovendo vários workshops integrados nas aulas semanais.
O curso terá início este mês e a 1ª aula é grátis, por isso faça já a sua inscrição, bastando para tal que envie um e-mail, para abarracadosmiudos@mail.telepac.pt com o seu nome e contacto telefónico.
Mensalidade Criança – 25€ (a partir dos 6 anos) Adulto – 30€
Horário: Sábados entre as 9h30 e a 13h30
Monitores Responsáveis: Diogo (Mister) – 965032581 e Daniel (Alf) -964146015


BAR A BARRACA
No mês de NOVEMBRO continua a actividade do BAR A BARRACA com a sua programação habitual.

Comments

grande imagem, a do Maestro!