"Prova" no Theatro Circo dia 5 de Dezembro






"Prova" é a história de uma enigmática jovem, Catherine, da sua irmã, de um pai genial e de um jovem professor. Todos eles são peças de um puzzle na procura da verdade por detrás de uma misteriosa prova matemática. Catherine tenta superar a dura provação da morte do seu pai, um matemático famoso que ao tempo da sua morte já sofre de alguns distúrbios mentais. Precisamente quando a jovem começa a manifestar o medo profundo de se vir a tornar como o pai, a irmã mais velha, Claire, regressa a casa para assistir ao funeral do pai.
Hal, um antigo aluno do pai, começa a aparecer lá por casa e descobre um velho caderno de notas que traz à luz do dia, um segredo bem guardado por Catherine. Esta descoberta vai pôr à prova a relação entre as duas irmãs e os sentimentos românticos em crescimento entre Catherine e Hal.

A partir da peça de David Auburn, recentemente adaptada para cinema no filme “Proof” (“Entre o Génio e a Loucura”) por John Madden, sobe ao Palco do Theatro Circo, em Braga, após uma breve passagem pela Casa das Artes de V. N. Famalicão, a versão portuguesa dessa peça, “A Prova”.
Uma produção minimalista do grupo de teatro Jangada Teatro (o mesmo grupo que nos trouxe "os filhos do esfolador" de Valter Hugo Mãe, encenado por Joaquim Nicolau), desta vez, sob encenação de Jorge Pinto.
Praticamente desprovida de cenário, com raros jogos de luz e actores visivelmente amadores, “A Prova” acaba por se tornar numa das peças mais simples de serem executadas, em termos técnicos. No entanto, podemos contar com um texto muito bem escrito e muito bem adaptado, assim como uma boa interação entre personagens que acaba por superar as expectativas.De salientar, em aspectos muito gerais, a encenação de Jorge Pinto, com uma boa concepção de tempo e espaço, a música agradável, com temas de conhecimento geral que, apesar de tudo, poderia ter surgido em mais oportunidades.

“A Prova”, de Jorge Pinto, em Braga, no Theatro Circo.
Dia 5 Dezembro, sexta-feira, às 21.30h.
Mais informações no site oficial do grupo Jangada Teatro em http://www.jangadateatro.com/
Entrada única a 7€.
colaboração de Helder Magalhães

Comments