"Vem cá amanhã que eu vou fritar hoje!" dia 29 de Novembro







Espectáculo popular, baseado em textos tradicionais portugueses, pensado para ser realizado em aldeias e vilas.

Quando um punhado de actores se reúne à volta de uns quantos textos, que ainda por cima fazem parte da sua cultura, podemos tentar imaginar o que é que pode acontecer.

Se a acompanhar os ditos textos, aparecerem umas sardinhas fritas, daquelas que pingam para o pão. Aí, a conversa começa a ser outra…

Se a acompanhar as sardinhas, aparecer o João Pateta, o pipo pode entornar-se, e lá ficam as sardinhas sem acompanhamento.

Se os conselheiros do rei ficarem sem penas, quem são os patos? Quem são? E já agora, onde é que param as sardinhas?

Se o marujinho subir ao mastro e vir terras de Espanha, praias de Portugal, pode muito bem gritar: “E as sardinhas? Onde é que estão as sardinhas fritas?”.

O velho malandro mais a velha marota, que andam atarefados com a fruta madura, esqueceram o pão para comer com as sardinhas.

Por isso meu amigo, se: …gostas de sardinha frita de um dia para o outro?
Vem cá amanhã, que eu vou fritar hoje!

Este espectáculo que já foi apresentado em várias salas do país, também fez digressão em França, onde visitou Paris, St Etienne e Bordéus.

Espectáculo estruturado de uma forma popular, a partir de textos tão conhecidos como, “João Pateta”, “Os conselheiros do Rei” ou da “Nau Catrineta” foi idealizado para se deslocar aos locais mais variados, como é o caso de Jardins, Salões Paroquiais ou Centros de Dia não tendo praticamente carências físicas nem técnicas, sendo necessário unicamente iluminação geral e quatro microfones de lapela, quando se realizar ao ar livre.

Vem cá amanhã, que eu vou fritar hoje! apela à participação do público, quer opinando, quer cantando. Espectáculo para todos os públicos.

Com este trabalho baseado na tradição popular, o VicenTeatro, pretende transportar alegria e boa disposição, proporcionando convívio e estimulando o gosto da tradição oral, tão rica e fantástica nas nossas gentes.

Local: Teatro em Echirolles,
VincenTeatro.
Interpretação de Anna Paula de Carvalho, Helena Macedo, Maria Abreu e Osvaldo Canhita. Encenação de João Carneiro.
Produção de Nuno Pascoal.
Às 20h30 horas

Comments