"Juanita Castro" na Casa Conveniente






O actor e encenador Miguel Loureiro leva à Casa Conveniente, Lisboa (21 a 30 Dezembro), um espectáculo que tem como referente a figura de Juanita Castro, a contestatária irmã do lendário líder cubano, Fidel.

O encenador pegou no texto de Ronald Tavel "The Life of Juanita Castro", uma paródia à Revolução Cubana e à própria ideia de revolução. Miguel Loureiro conheceu o texto através do filme que Andy Warhol fez, em 1965, sobre Juanita.

Tal como Tavel e Warhol preconizaram, não interessou a Miguel Loureiro o conteúdo da obra, mas antes "quem está disposto a pô-la em cena, porquê e para quê".

O projecto em cartaz na Casa Conveniente fala sobretudo do que é "extra-ficcional" e da "família teatral" que se reúne à sua volta, no seguimento de "Os Persas", projecto recente do encenador.

A peça - uma espécie de experiência de laboratório - é falada em castelhano e inglês (seguindo o texto), teve poucos ensaios (o autor defendia que não fosse ensaiada) e todas as noites terá figurantes diferentes "que não sabem o que os espera".

O conceito cenográfico de José Capela implicou importar o cenário de outra peça, uma escolha que quis tornar o espectáculo "ainda mais disfuncional".

Em "Juanita Castro", o espectador tentará descortinar se está em Cuba ou no Cais do Sodré? E perguntará: fala-se de revoluções políticas ou de devaneios teatrais? Afinal, o que é a "arte útil"?


Grupo/Actores: Álvaro Correia, Luz Câmara, Patrícia Andrade, Luísa Brandão, Gonçalo Ferreira de Almeida
Autor: Ronald Tavel
Encenador: Miguel Loureiro
Rua Nova do Carvalho 11 Cais do Sodré,
1200-291 LISBOA
Telefone: 963511971
www.casaconveniente.pt
Reservas: 926059342

Comments