História de Portugal ensinada através do Teatro





"É uma lição, uma aula viva e uma aula de memória, para todas as idades", disse Nuno Miguel Henriques, de 34 anos.

O objectivo destas co-produções dos dois grupos teatrais é "desmistificar a história do país, tornando-a acessível, cativante e interessante", indicam um comunicado dos organizadores da iniciativa.

"Se nós não conhecermos as raízes do nosso país, as raízes da nossa história, como é que vamos conseguir compreender o presente e interpretar o futuro?", interroga-se Nuno Miguel Henriques.

A peça "História de Portugal em uma hora" abrange "desde o tempo dos visigodos, bascos, suevos e lusitanos até à fundação da nacionalidade, com D. Afonso Henriques, após a Batalha de São Mamede", "as lutas com Castela, a reconquista cristã e o rei D. Dinis como poeta português", segundo o texto.

A morte de Inês de Castro, a Batalha de Aljubarrota, a conquista de Ceuta, a chegada de Vasco da Gama à Índia e o domínio filipino são outros momentos da história portuguesa abordados no espectáculo.

Também a restauração da independência, o Marquês de Pombal, o terramoto de 1755, as invasões francesas, as lutas de poder entre os irmãos D. Miguel e D. Pedro, a implantação da República, a Primeira Guerra Mundial, o Estado Novo, a Guerra Colonial e o 25 de Abril merecem destaque nesta peça.

Apesar de durar apenas uma hora, há ainda tempo para referências à entrada de Portugal na CEE, Expo98, Euro 2004, tomada de posse do Governo de José Sócrates, eleição de Cavaco Silva como Presidente da República, assinatura do Tratado de Lisboa e Cimeira Europa-África.

Por sua vez, "História do 25 de Abril" é um espectáculo interactivo, que relata os acontecimentos que antecederam a Revolução dos Cravos, a 25 de Abril de 1974, em Portugal, abrangendo o período "desde o Marcelismo até ao pleno funcionamento da Democracia e a entrada em vigor da nova Constituição de 1976", de acordo com o comunicado.

"Se é português, ou gosta de Portugal, tem de conhecer a nossa essência, tem de conhecer a nossa história", sublinhou o autor, instado a fazer um convite ao público para assistir a estas peças.

"História de Portugal em uma hora" e "História do 25 de Abril" estarão em cena a 21 de Janeiro no Porto, no auditório do Colégio Luso-Francês, a 22 em Viseu, no Teatro Mirita Casimiro, a 26, 27 e 28 novamente no Porto, no Teatro de Paranhos, e a 30 em Gondomar, no âmbito de uma digressão que passará nos meses seguintes também por Lisboa, Coimbra e Faro, entre outras cidades.

in Público On Line

Comments