"O Presidente" em cena no Teatro Lethes






A peça de teatro ‘O Presidente’ vai subir à cena no Teatro Lethes, em Faro, nos próximos dias 16 e 17 de Janeiro, a partir das 21h30. Trata-se da 45ª produção da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, em co-produção com a Companhia de Teatro de Almada.

O espectáculo, com texto de Thomas Bernhard, tem encenação de Joaquim Benite e conta com as interpretações de Alberto Quaresma, Carlos Santos, Luís Ramos, Luís Vicente, Neuza Teixeira, Teresa Gafeira e Teresa Mónica.

A peça desenrola-se vinte anos após o início da carreira do presidente, numa altura em que já nada funciona no país – mas, ainda assim, tudo continua. Antes de ir a mais um enterro o presidente recebe massagens e a sua mulher maquilha-se. É essencialmente ela que fala durante a primeira parte da peça.

Na segunda parte tem a palavra o presidente, para quem o palco e o teatro político são a mesma coisa, e que se encontra em viagem por Portugal com a amante, uma actriz de segunda categoria na qual vê "o génio da arte dramática".

Subjacente às palavras do presidente e da mulher, há, no entanto, a provável traição do seu filho, "anarquista", que fugiu uma certa noite sem nada dizer.

O espectáculo, que tem a duração de 140 minutos, destina-se a um público com idades superiores a 12 anos.

O preço dos bilhetes é de dez euros.
Ana Palma in Correio da Manhã

Comments