Cucha Carvalheiro vai dirigir o Trindade







Teatro lisboeta encerra para obras nos meses de Junho, Julho e Agosto

A actriz Cucha Carvalheiro vai assumir, a partir de Maio, a direcção artística do Teatro da Trindade, em Lisboa. A notícia foi avançada ontem pelo Correio de Manhã, a quem a actriz e encenadora declarou a sua intenção de continuar a linha de programação do espaço, fazendo "aquilo a que se costuma chamar teatro popular de qualidade".

Cucha Carvalheiro sucede a Rui Sérgio, encenador que está ligado ao Trindade desde 1999: primeiro como subdirector e, depois, a partir de 2006, com a saída de Carlos Fragateiro, como director interino. Ao DN, Rui Sérgio confirma a "mudança pacífica": "Tudo foi feito de forma correcta", diz, explicando que irá continuar a trabalhar na Fundação Inatel, ligado à área da Cultura, mas assumindo novos desafios.

Com a programação fechada até Maio, o Teatro irá encerrar obras durante os meses de Junho, Julho e Agosto. Serão, revela o ainda director, apenas pequenas intervenções no edifício do século XIX - como a renovação do bar e das casas-de-banho - que pretendem proporcionar mais algum conforto aos espectadores. A reabertura do teatro, em Setembro, será já marcada pela programação da nova directora.

Licenciada em Filosofia, Cucha Carvalheiro é irmã do realizador José Fonseca Costa e começou a trabalhar como actriz profissional em 1979. Foi co-fundadora, com Fernanda Lapa, da Escola de Mulheres - Oficina de Teatro, e, em 2004, ganhou um Globo de Ouro para Melhor Actriz com a sua participação em A Cabra, de Edward Albee, no Teatro da Comuna. Além de actriz é também encenadora e, curiosamente, a sua última encenação foi , em 2006, Hotel dos Dois Mundos, de Eric-Emmanuel Schmitt, na sala estúdio do Teatro Nacional D. Maria II.

A actriz, actualmente com 60 anos, tornou-se uma cara conhecida do grande público através da televisão, tendo participado em várias séries e telenovelas, como Na Paz dos Anjos (1994), O Processo dos Távoras (2001), Quando os Lobos Uivam (2006), Chiquititas (2007). Neste momento, podemos vê-la em Flor do Mar, na TVI, onde interpreta o papel da solteirona Mercês Cardoso.

O DN tentou, sem sucesso, contactar Cucha Carvalheiro. Ao Correio da Manhã, a actriz não quis avançar muito em relação ao que vai ser a sua direcção no Teatro da Trindade. Disse apenas que a prioridade será fazer ali "bons textos que agradem às pessoas" e que gostaria de reavivar a programação dos diversos espaços do teatro, como o teatro-bar e a sala-estúdio.

Além disso, planeia levar a programação de Lisboa até ao resto do país: "Queremos que o Teatro da Trindade seja o cartão de visita da Fundação Inatel e que tenha repercussão em todo o país, já que tem equipamentos espalhados por todos os distritos e há que assegurar a programação teatral também desses espaços."
Maria João Caetano in DN

Comments