Hoje e Amanhã "As Bacantes" em Évora





Hoje e amanhã (dias 21 e 22 de Fevereiro) a Companhia de Teatro de Braga sobe ao palco do Teatro Garcia de Resende para apresentar o espectáculo “As Bacantes” de Eurípides.

As Bacantes, a última peça de Eurípides, e «em muitos aspectos, a melhor», segundo G. Murray, terá sido composta já no exílio, na Macedónia, para onde o autor partira em 408 a.C. Foi apresentada postumamente, pensa-se que pelo filho do poeta, nas Grandes Dionísias de Atenas, e arrecadou o primeiro prémio – uma distinção que tão raras vezes coubera em vida ao tragediógrafo.

Dioniso chega a Tebas, terra de sua mãe, para ali implantar seu culto. Cadmo e Tirésias estão a favor, mas o rei Penteu é contra. Dioniso induz um delírio nas mulheres da cidade, inclusive sua tia Agave e as irmãs, que partem para o monte Cíteron juntamente com as mênades. Penteu prende Dioniso, que escapa facilmente e convence o rei a assistir, escondido e disfarçado, os rituais das mênades. Penteu é descoberto, morto e desmembrado pelas mulhares em êxtase, e sua cabeça é levada para Tebas por Agave, que acredita ter matado um filhote de leão.

Este espectáculo, realizado no âmbito do protocolo de intercâmbio existente entre o Cendrev e a Companhia de Teatro de Braga, está em cena no Teatro Garcia de Resende nos dias 21 de Fevereiro às 21h30 e 22 de Fevereiro às 16h00.

Comments