"Les Artistes" no balleteatro






"LES ARTISTES"
A partir de entrevistas a artistas
Versão: Pedro Penim
a partir de uma recolha e adaptação feita pelas companhias
Teatro Praga e Cão Solteiro

LES ARTISTES é um espectáculo feito de fragmentos de entrevistas - uma das linguagens e dos géneros jornalísticos mais temidos, porque é o que menos se controla já que é sempre uma comunicação a dois -, torna-se uma luta entre aquilo que se quer saber, o que se pensa querer, o que nos é dito ou o que se pensa que se nos quer dizer.
A linguagem - e os próprios media em todas as suas variantes, estruturas e técnicas -, é uma interpretação de realidades. Isto é, são acontecimentos e realidades dadas sempre em segunda mão; há sempre um fio condutor, um pensamento, uma forma de manipulação de palavras para que a audiência ganhe uma informação ou um conhecimento, à partida, não tendencioso.
LES ARTISTES celebra esta imaterialidade não só dos media, mas também do cinema, da arquitectura, da música, da pintura... E do próprio teatro. Uma teatralização de um discurso quotidiano feita de flashbacks, reversões e amputações de sentimentos e, sobretudo, de confissões. São entrevistas a artistas que convocam fantasmas da perfeição, do processo artístico, da frustração, do desejo de glória... Afinal a entrevista é sempre um reconhecimento de importância pessoal a quem se deu tempo ou cinco minutos de fama.

Ficha técnica
Direcção e adaptação - Pedro Penim
Interpretação - Alexandre Ferreira, Ana Filipa Costas, Ana Rita Pinto, Ana Sampaio, Carlos Ivo Silva, Diogo Lopes, Edite Silva, Fábio Pereira, Jorge Miguel Cunha, Maria Ana Martinho, Ricardo Macedo, Ricardo Teixeira, Rita Morais, Rui Santos (alunos do 3º ano de Teatro do balleteatro escola profissional ).
Operação de luz – Matu
Produção – balleteatro
Duração: aprox. 70 min.
Classificação: m/16
Data: De 17 a 21 de Fevereiro 21h30 balleteatro
Preço dos bilhetes:
5,00€ preço único
Condições especiais para escolas
3,50 € para alunos devidamente acompanhados pelos professores
com a possibilidade de efectuar espectáculo de dia 17 a 20 de Fevereiro pelas 15h

Atendimento e Bilheteira:
Informações 225508918
producao@balleteatro.pt
Segunda a sexta das 12:00-18:00
Nos dias em que há espectáculos em exibição das 20h às 21h15
Reservas: As reservas para grupos escolares devem ser efectuadas até dois dias antes.

Contacto:
Balleteatro
Praça 9 de Abril, 76 4200-422 Porto
Tel. 225 508 918
Fax. 225 508 919
producao@balleteatro.pt ou formacao@balleteatro.pt
www.balleteatro.pt


Pedro Penim
Actor e encenador português. É membro fundador do Teatro Praga, companhia de teatro de Lisboa com a qual trabalha habitualmente e com a qual já recebeu diversos prémios na área do Teatro (Menção especial do Prémio Acarte 2003, Prémio Teatro na Década 2003, Prémio Teatro SIC 12 anos).
Foi encenador convidado pelos Capitals / Fundação Calouste Gulbenkian (em conjunto com outros cinco encenadores portugueses), nos Capitals in discussion, dirigido por Jan Ritsema e Bojana Cvejic. Dos trabalhos mais recentes destacam-se: Discotheater (Festival Alkantara), Agatha Christie (Culturgest), Eurovision (ZDB e Transforma AC), Private Lives (Bienal de Jovens Criadores da Europa e Mediterrâneo em Nápoles), Point Blank com a companhia belga STAN, Do It Yourself (CAPITALS 2003). Paralelamente tem desenvolvido a sua actividade como formador. Foi apresentador dos programas Clube Disney (1997-2000) na RTP e Art Attack (2002-2005) no Disney Channel.

Comments