"Matéria de Poesia" pel' "A Escola da Noite"





27 de Fevereiro sexta-feira 21h30
A Escola da Noite com "Matéria de Poesia"
no Teatro da Cerca de São Bernardo

No âmbito da programação associada à exposição "Arquitecturas em Palco", de João Mendes Ribeiro (que termina no próximo sábado, dia 28) A Escola da Noite apresenta, em sessão única para o público em geral, “Matéria de Poesia”, no próximo dia 27 de Fevereiro, sexta-feira, pelas 21h30, no Teatro da Cerca de São Bernardo.
Definido como um espectáculo-recital e assumindo o claro propósito de cruzar, em palco, as linguagens do teatro e da poesia, esta produção inclui a representação de duas dezenas de poemas de cinco autores brasileiros e portugueses: Adélia Prado, Manoel de Barros, Carlos de Oliveira, Alexandre O'Neill e Sophia de Mello Breyner Andresen. O espectáculo foi construído com uma grande simplicidade de recursos cénicos e pensado desde o início para ser adaptável a diferentes tipos de espaços, incluindo pequenos auditórios, bibliotecas, jardins, bares e cafés-concerto.
O destaque conferido aos poemas de Adélia Prado e Manoel de Barros, pouco divulgados em Portugal, proporciona ao espectador um percurso por passagens seleccionadas da poesia brasileira contemporânea, num registo que experimenta os “deslimites da palavra” e as suas múltiplas inscrições no corpo e no espaço. Procura-se valorizar, pela voz dos actores, a sensibilidade e a subtileza da palavra escrita, mas também a dimensão lúdica que os autores associam, nos textos apresentados, ao próprio acto de criação poética, ao próprio acto de criação artística.
"Matéria de Poesia" estreou em Coimbra em Outubro de 2006, e foi apresentado, nesta cidade, nas estufas do Jardim Botânico da Universidade, na Oficina Municipal do Teatro, no Café Santa Cruz, no Café-Teatro do TAGV e no EME Clube. Para além disso, tem sido bastante solicitado por diversas autarquias, teatros e bibliotecas municipais, contando na sua digressão nacional com cerca de duaz dezenas de localidades já visitadas, ao longo de um roteiro que inclui Angra do Heroísmo, Aveiro, Braga, Faro, Figueira da Foz, Leiria e Torres Novas, entre várias outras. Para além disso foi um dos espectáculos que a companhia apresentou em Luanda, no ano passado, quando a convite do Elinga-Teatro se deslocou a essa cidade em Maio do ano passado.

Isabel Campante
A Escola da Noite

39ª produção d'A Escola da Noite
Matéria de Poesia poemas de Adélia Prado, Manoel de Barros, Carlos de Oliveira, Alexandre O'Neill e Sophia de Mello Breyner Andresen
guião e direcção artística: António Augusto Barros; elenco: António Jorge, Maria João Robalo, Sílvia Brito e Sofia Lobo; adereços: Ana Rosa Assunção e António Jorge; fotografias de Augusto Baptista
Espectáculo para maiores de 12 anos Duração aproximada de 50 minutos Preço dos bilhetes entre 6 e 10 Euros

A Escola da Noite
Teatro da Cerca de São Bernardo
Cerca de São Bernardo
3000-097 COIMBRA
telefone 239718238
e-mail geral@aescoladanoite.pt
http://www.aescoladanoite.pt/

Comments