"Menino Cosmos" no Meridional pela mão da QatreL





“MENINO COSMOS”, de Virgílio Almeida
Encenação de Teresa Sobral

Um espectáculo para a infância e juventude
9 Março a 12 de Abril
2ªf a 6ªf - grupos escolares
Sáb. Dom. e Feriados - às 15h
no Teatro Meridional

SINOPSE
Imaginem que um Macaco, uma Esquila e uma Flor têm o mesmo sonho, ao mesmo tempo. Que nesse sonho entram por uma janela do universo e chegam a um planeta misterioso, onde encontram um menino todo estrelado que diz que é o Cosmos.

Saem-lhe sons da boca que ele não sabe o que são mas é capaz de ensinar os mistérios da vida com uma sopa! Ah!, e está sempre a expandir-se, e quando se expande, fica mesmo cómico-colante...

Para tornar tudo ainda mais imprevisível, o Borra-Matão, a Lagostina Lambona, a Maria Cachucha, o Pedrito Cascavel e a Vai-nessa Fumarola entram por este sonho adentro. Eles são o terror das plantas e dos animais na Terra, e estão mesmo a precisar de ser reciclados

SOBRE O ESPECTÁCULO
TEATRO E VIDA EM 3 PASSOS DE GIGANTE
1º PASSO: Imagina que a Terra tem 46 anos. Se assim for, só há 4 anos é que floriu. No ano passado apareceram e desapareceram os dinossauros. Há 8 meses, surgiram os mamíferos e na semana passada, alguns macacos começaram a parecer-se connosco mas no fim-de-semana a terra gelou.

2º PASSO: O homem apareceu há 4 horas e só nos últimos 60 segundos conseguiu extinguir muitos animais e poluir o planeta e o céu. Esta ameaça faz o MENINO COSMOS descer à Terra, num recanto partilhado pela PRIMEIRA FLOR, pela ESQUILA DIVA e pelo MACACÃO INCONSCIENTE.

3º PASSO: Depois de inúmeras peripécias causadas pelas “expansões” com que o Menino Cosmos cria novas estrelas e outras coisas incríveis, a Esquila Diva torna-se a guardiã dos corredores ecológicos que vão ligar todos os seres vivos, a Primeira Flor cria um jardim sensorial para cultivarmos os nossos sentidos e o poluidor incorrigível do Macacão Inconsciente torna-se o mais aplicado defensor do meio ambiente.

Espectáculo dirigido sobretudo para a Infância, MENINO COSMOS fala-nos sobre o planeta terra na perspectiva do ser humano, isto é, o planeta Terra é um ser adulto com cerca de 46 anos, multifacetado em inúmeros rostos e ritmos conhecidos, feito de pó das estrelas, desconhecendo a sua infância. Há 4 anos, a Terra deu a Primeira Flor que começou a cobrir a Terra de vestidos fantásticos de florestas, prados, savanas e perfume.

O ano passado apareceram e desapareceram os dinossauros. Há oito meses surgiram os Esquilos e outros mamíferos e na semana passada alguns Macacos já se pareciam connosco.

Mas no fim-de-semana a Terra gelou. E foi preciso que descongelasse e aquecesse para que voltasse a florir e finalmente aparecemos nós: o Homem. E isso aconteceu apenas há 4 horas.

Em o MENINO COSMOS pretende-se potencializar o teatro enquanto forma de expressão artística extremamente eficaz para sensibilizar, divertindo as crianças para a importância da defesa do meio ambiente.

FICHA ARTISTICA E TECNICA
Encenação Teresa Sobral
Assistência de Encenação Cátia Salgueiro
Interpretação Dora Bernardo, Inês Nogueira, João Saboga, Tiza Gonçalves
Música Paulo Curado
CenárioAdereçosDesenho de Luz QatreLcolectivo
Figurinos António Felipe, Teresa Sobral
Cabelos e Maquilhagem Sano de Perpessac
Grafismo Zepe
Execução Guarda-Roupa Helena Leitão, Manuel Moreira
Vídeo Documento Victor Jorge
Produção QatreLcolectivo
Espectáculo apoiado pelo Ministério da Cultura/ Direcção-Geral das Artes
Classificação etária M/4
Duração (aprox.) 45 min

OUTRAS INFORMAÇÕES
BILHETES:
Crianças até aos 12 anos >> 5€
Normal >> 10€

VENDA E RESERVA DE BILHETES:
Abertura da bilheteira 1 hora antes do espectáculo
Reservas antecipadas através do tlf. 21 868 92 45 / 91 804 66 31


ou e-mail geral@teatromeridional.net

CONTACTOS:
TEATRO MERIDIONAL
Rua do Açúcar, 64 – Beco da Mitra
Poço do Bispo
1950-009 Lisboa

Tlf. 21 868 92 45 / 91 804 66 31
geral@teatromeridional.net
www.teatromeridional.net

Comments