Rita Curvelo lança obra sobre Marketing Cultural






O livro «Marketing das artes em directo», de Rita Curvelo, apresenta, nas palavras da autora, uma «perspectiva pouco abordada em Portugal, que é a da forma como a Cultura pode ser vendida e transmitida às pessoas através do marketing».
Obra de estreia da jornalista da Rádio Renascença, «Marketing...» tem chancela da Quimera Editores e reúne entrevistas a responsáveis de instituições ligadas às múltiplas expressões da Cultura, do teatro ao cinema, do bailado à museologia, do ensino às artes plásticas.

Constam da lista de entrevistados os responsáveis máximos de instituições como o Centro Cultural de Belém, a Casa da Música, a Fundação de Serralves, o Centro Nacional de Cultura, a Fundação Gulbenkian, a Companhia Nacional de Bailado, o Teatro Nacional de São Carlos, entre outras.

As personalidades entrevistadas no livro foram escolhidas «pelo papel que desempenham nas instituições que dirigem», explicou a autora em declarações à Agência Lusa.

Desse conjunto, várias são as que já não estão à frente das instituições que dirigiam na altura da entrevista. São os casos de Pedro Burmester (Casa da Música), Paolo Pinamonti (Teatro Nacional de São Carlos) e Ana Pereira Caldas (Companhia Nacional de Bailado).

Relativamente ao tema escolhido para o livro, Rita Curvelo comentou: «Em ano de crise, que já vem do ano passado, fica também sempre a ideia de que se o público e nós próprios comprarmos aquilo que é português podemos fazer com que a crise ande um bocadinho para trás».

Deste modo, vincou, «estamos a ajudar os artistas portugueses, estamos a ajudar os responsáveis pelas fundações, pelas organizações culturais, estamos a ajudar as pessoas que trabalham nos museus. Ou seja, comprando um bilhete, estamos a ajudar muitas pessoas. Não só os artistas mas todas as pessoas envolvidas nas organizações culturais».

A autora assinalou, a propósito, que esta sua visão é «compartilhada pela maior parte» dos seus entrevistados.

In LUSA e Dirário Digital

Comments