"A Visita do Rinoceronte" no Porto





“A visita do rinoceronte” da coreografa Isabel Barros será apresentada pela primeira vez no Porto no balleteatro dia 27 e 28 de Fevereiro pelas 21h30.
Esta peça estreou a 24 de Outubro de 2008 no Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez e teve a antestreia (workinprogress) no FIMP (Festival Internacional de Marionetas do Porto).
“A visita do rinoceronte” é a primeira criação de Isabel Barros para o Movimento Incriativo. Esta estrutura é uma iniciativa de integração cultural para o Alto Minho que pretende criar na região um espaço de apoio à produção artística no domínio de todas as artes, é composta por vários artistas.
Isabel Barros nesta criação leva o cruzamento das várias disciplinas performativas a outro expoente, criando quadros de interligação de dança e teatro de imagens. Fazendo-nos mergulhar na sua poética, a imagética de um espaço dos sonhos.
O espectáculo foi seleccionado para participar no LES REPÉRAGES “rencontres internationales de la jeune chorégraphie, organização Danse à Lille/Centre de Developpement Chorégraphique Roubaix”, em Lille e Roubaix (França), Março 2009.


A VISITA DO RINOCERONTE é uma viagem louca através de imagens estáticas, fotográficas e de breves momentos de movimento delirante. Espécie de circo imaginário. É uma viagem ao tempo acolhedor da infância, o tempo do sonho desperto, ou nocturno, numa vontade de permitir uma existência mais leve, mais solta, mais ágil, mais feliz e mais certa. O lugar é um Círculo, um universo de cores onde dois intérpretes procuram o lugar no mundo, e são pessoas, figuras ou quase objectos, como se pertencessem a lugares irreais, são personagens de "lá" à procura do lugar certo.

Públicos -alvo: Maiores de 4 anos
Duração: 60 Minutos (aproximadamente)
Antestreia: FIMP (Festival Internacional de Marionetas do Porto)
Estreia: 24 de Outubro, Auditório Casa das Artes de Arcos de Valdevez.
O espectáculo foi seleccionado para participar no LES REPÉRAGES “rencontres internationales de la jeune chorégraphie, organização Danse à Lille/Centre de Developpement Chorégraphique Roubaix”, em Lille e Roubaix (França), Março 2009.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direcção e coreografia: Isabel Barros
Bailarinos/Performers: Carlos Silva e Sónia Cunha
Música original: António Rocha
Desenho de luz: Jonathan Richter
Figurinos e Cenografia: Isabel Barros
Escultura Rinoceronte: Zé Mokuna
Marionetas: Teresa Branco
Assistência de produção: Ana Azevedo
Produção: balleteatro/Movimento Incriativo
Co-produção: Município/Casa das Artes de Arcos de Valdevez

Comments