Actor António Feio sofre de cancro mas continua a actuar






De acordo com a UAU, António Feio, de 54 anos e com quatro filhos, vai iniciar tratamento em breve e a agenda de "A Verdadeira Treta" será ponderada conforme as exigências da terapia. Mas os espectáculos agendados para as datas mais próximas (19, 20 e 21 de Março, no Montijo, Tomar e Guarda, respectivamente) não sofrem qualquer alteração.

"A Verdadeira Treta", que se estreou em sala em Setembro de 2008, é a terceira declinação das personagens Tóni (António Feio) e Zézé (José Pedro Gomes), cujo primeiro espectáculo foi escrito por José Fanha - na TV em 1998 e em sala em 2000. Em 2002, foi a vez de "A Treta Continua", escrita por Eduardo Madeira, Filipe Homem Fonseca e Rui Cardoso Martins, e agora está em digressão "A Verdadeira Treta", novamente com texto de Eduardo Madeira e Filipe Homem Fonseca. A saga também deu origem a um CD, a um filme e a crónicas radiofónicas, além da versão televisiva do espectáculo.

António Feio nasceu em Lourenço Marques a 6 de Dezembro de 1954 e chegou a Lisboa aos sete anos. Acompanhava a mãe nos ensaios da peça "A Casa de Bernarda de Alba", de García Lorca, e foi convidado por Carlos Avilez para integrar a peça "O Mar" de Miguel Torga, que se estreou a 6 Maio de 1966. O trabalho de António Feio passou pela televisão, rádio, teatro, publicidade e cinema. "Zé Gato", "Vila Faia", "Parabéns" são algumas das suas participações televisivas mais conhecidas.

No teatro, fez revista e drama, de "A Ópera dos Três Vinténs" a "O Que Diz Molero". Como encenador, estreou-se com "Pequeno Rebanho Não Desesperes" na Casa da Comédia e destaca "A Partilha", "Bom Dia, Benjamim" ou "Portugal - Uma Comédia Musical".
In Público
foto de Jorge Simão in http://www.antoniofeio.com/

Comments