Workshop de Maquilhagem Para Teatro





WORKSHOP DE MAQUILHAGEM PARA TEATRO
Terça-feira, 14 de Abril de 2009 das 10 às 19 horas
Reitoria, Camarins da Aula Magna

Em 2009, o FATAL - Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa irá proporcionar um programa de formação prática sobre a utilização da maquilhagem, como arte fundamental em qualquer produção de Teatro, abordando: a preparação, processos e utensílios necessários para maquilhagem de palco; efeitos de luz; figurinos e cenário na maquilhagem; a criação de personagens e a caracterização por efeitos especiais. Os produtos e materiais a utilizar são da marca Make Up Forever, a mais recomendada por profissionais das artes e do espectáculo.

O curso orientado para a maquilhagem, elemento indissociável da criação, inovação e experimentação inerentes aos diferentes cenários das artes do palco, funcionará, igualmente, como um meio de expressão artística.

O curso surge, fundamentalmente, com o objectivo de dotar os grupos de teatro universitário, e o público em geral, de novas ferramentas de trabalho que lhes permitam explorar experiências e novas práticas.

Após uma introdução teórica sobre os princípios básicos da maquilhagem, os formandos vão agrupar-se em pares e experimentar, entre eles, as principais técnicas e metodologias utilizadas na caracterização para Teatro.

Formadoras Ana Teresa Santos e Sandra Silva (sócias-gerentes da Divine – Centro de Estética Lda.)

Programa

10h00 – Os Princípios da Maquilhagem; Tipos de Maquilhagem; Ferramentas utilizadas na Maquilhagem de Teatro; A importância das bases, correctores e sombras; Identificação dos vários tipos de rosto.

11h30 – Demonstração de Maquilhagem para Teatro: exemplos sobre maquilhagens de dia e de noite, adequadas a épocas específicas da História e a várias idades.

13h30 – 15h00 - Intervalo

15h00 – Trabalhos práticos com Maquilhagem, em grupos de dois. Escolha e caracterização de diversas personagens para Teatro.

18h00 – Esclarecimento de dúvidas.

*Inscrições até 13 de Abril 30 € por pessoa, limite máximo de 16 pessoas
Tel.: + 351 210 113 406 fatal@reitoria.ul.pt

* A inscrição só é considerada válida após o pagamento na Divisão de Actividades Culturais e Imagem, na Reitoria da Universidade de Lisboa
Apoio Make Up Forever - Lojas York

Mais informações:
http://fatalnosbastidores.blogs.sapo.pt

Organização:
REITORIA – Divisão de Actividades Culturais e Imagem da DSRE
Tel. +351 210 113 406 www.fatal.ul.pt fatal@reitoria.ul.p

Comments