José Maria Vieira Mendes num workshop FATAL






FATAL 2009 – 10º Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa

Workshop de Dramaturgia
por José Maria Vieira Mendes

11 a 14 de Maio de 2009 15h30 às 19h30
Goethe Institut – Campo Mártires da Pátria

Partindo do seu percurso dramatúrgico, José Maria Vieira Mendes partilha experiências e lança questões em torno da escrita para teatro e da dramaturgia.

“Aquilo que me tem intrigado na escrita para teatro é o conflito paradoxal da literatura e do teatro, campos artísticos com diferentes dimensões (a bi- e a tridimensional), diferentes pontos de partida e chegada (o solitário e o colectivo), diferentes tempos (a permanência do texto e a perenidade do teatro) e tantas outras contradições que embaraçam qualquer convicção.
Não proponho exercícios de escrita, não trago respostas e portanto não posso oferecer certezas. Proponho, sim, aproveitar um pouco do meu percurso dramatúrgico, sobretudo a minha mais recente ligação ao Teatro Praga (www.teatropraga.com) para abordar as questões que mais me inquietam no presente.
Discuta-se pois sem a ansiedade de encontrar verdades que durem para além de um dia”.

Biografia José Maria Vieira Mendes nasceu em 1976 e escreve e traduz para teatro. Os seus textos (publicados em Teatro, Cotovia, 2008) foram na sua maioria produzidos pelos Artistas Unidos e mais recentemente pelo Teatro Praga, a quem se juntou como membro permanente da companhia. Foi traduzido para inglês, francês, italiano, espanhol, polaco, norueguês, eslovaco, sueco e alemão, com produções na Alemanha ou Suécia. Vencedor, entre outros, do prémio António José da Silva 2006 e Prémio Revelação Ribeiro da Fonte 2000.

Preço: 30 euros
Inscrições Reitoria – Divisão de Actividades Culturais e Imagem da DSRE (DACI)
Tel.: +351 210 113 406 fatal@reitoria.ul.pt
As inscrições só são válidas após pagamento na DACI, em numerário, sujeito a preenchimento prévio de ficha de inscrição.
Certificado de participação

Comments