Grande Festival de Teatro em Londres para 2012






Oito dos maiores teatros de Londres incluindo o Royal Court, o Battersea Arts Centre e o Young Vic uniram-se pela primeira vez para criar um Festival de Teatro que custará algo como 3 milhões de libras para 2012, celebrando a multiculturalidade da cidade do ano Olímpico.
Também envolvidos estão o National Theatre, o Theatre Royal Stratford East, o Lyric Hammersmith, o Somerset House e o Sadler’s Wells, todos eles a trabalhar em conjunto para criarem o projecto a que chamaram "World Stages London", uma série de eventos teatrais com um sabor internacional que terão lugar em Maio de 2012. A iniciativa, que revelará novo trabalhos baseados em histórias tradicionais, recebeu 67,375 libras do fundo do Arts Council England e está a ser supervisionado pelo director artístico do Young Vic, David Lan e a consultora artistica Nicola Thorold.
David Lan disse que o consorcio conseguirá produzir cerca de cinco espectáculos, coisa que os teatros independentemente não conseguiriam fazer.
“Se trabalharmos em conjunto, é possível conseguirmos produzir algo que noutras circunstancias seria muito difícil. Estamos à procura de novas maneiras de trabalhar e colaborar e temos esperança de encontrar novos fundos de investimento. Como estamos a trabalhar com este grupo de teatros de primeira qualidade conseguiremos com toda a certeza criar trabalhos de primeira qualidade.”
Ainda acrescentou que o consorcio queria encontrar uma maneira de "exprimir a complexidade" de Londres em termos da sua diversidade.
Apesar do World Stages London ir ter lugar durante as Olimpíadas ainda não é certo se o Festival irá ou não fazer parte da Olimpíada Cultural Oficial.
Entre os espectáculos já a serem criados está o trabalho do BAC com o Lyric, o Somerset House e o Young Vic num projecto com a Wildworks, que está a criar uma produção em larga escala ao ar livre chamada "Babel", baseada na história bíblica da Torre de Babel.
Stratford East está a trabalhar com o Sadler’s Wells para criarem um musical inspirado em Bollywood escrito por Tanika Gupta. Gupta, esteve em Mumbai a fazer pesquisa para o projecto e disse: “não se vai passar na India, vai-se passar em Londres, e terá muita fusão, e a musica será menos tradicional.”

Comments