Hoje Fura dels Baus em Lagos









Pessoas a voar a 30 metros de altura, bonecos gigantes e uma rede de acrobatas suspensos. Os La Fura dels Baus trazem a Portugal um espetáculo exclusivo sobre os Descobrimentos, em Lagos, para comemorar os 550 anos da morte do Infante D. Henrique.

Domingo, Praça do Infante Dom Henrique, 22 horas, Lagos. O ponto está marcado, o espetáculo é a não perder.

"Gnosis é uma peça sobre os Descobrimentos, mas num sentido lato, mais como conhecimento. E é nesse conhecimento que aparece também a solidariedade, que é onde entra este número dos voluntários, que ficam suspensos na rede", explica ao Expresso Pera Tañatina, diretor criativo e fundador da companhia catalã.

Os Fura regressam a Portugal com uma peça encomendada pelo programa Allgarve, alusiva à figura do Infante Dom Henrique, cuja estátua é utilizada como parte interveniente da própria peça.

Gnosis, a avaliar pelo ensaio, é um macro-evento, que envolve perto de 120 pessoas, entre elas 42 voluntários portugueses que foram selecionados para poderem ficar suspensos em cadeia (os de baixo estão agarrados aos de cima, em sete camadas).

Se a isto juntarmos uma boneca de ferro de 10 metros de altura, uma roda gigante com oito metros de diâmetro, 60 mil watts de som e alguns milhares de espetadores, Gnosis não deverá desiludir os fãs do revolucionário grupo que já conta com 30 anos de existência.

"Nós costumamos promover muito o contato com o público, e aqui também o faremos embora não de uma forma tão direta como é costume, porque são muitos milhares de pessoas e era impossível", conclui Pera Tañatina, no final do ensaio de sexta-feira. A entrada é livre.

in Expresso
Video aqui

Comments