Teatro Nacional D. Maria II #1



Teatro D. Maria II suspende programação para 2012

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II), em Lisboa, anunciou hoje a suspensão da programação para 2012, em resultado das medidas de austeridade do Governo, nomeadamente "o corte financeiro muito superior ao efetuado nos restantes Teatros Nacionais".

Em comunicado, o director artístico, Diogo Infante, afirma que "as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo e os cortes previstos no recentemente aprovado Orçamento do Estado atingiram no caso do TNDM II um valor acumulado em 2012 na ordem dos 36%, agravado pelo aumento da taxa do IVA (23%)".

De acordo com Diogo Infante, houve um "corte financeiro [no TNDM II], muito superior ao efectuado nos restantes Teatros Nacionais".

"Parece-nos conter um erro de cálculo e ignora três anos de gestão equilibrada e taxas de ocupação recorrentes acima dos 90%, comprometendo de forma irremediável o actual projecto artístico do TNDM II, o seu modelo de gestão e toda a programação projetada para 2012", justificou.

Este anúncio surge na véspera de o Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, ir à comissão parlamentar de Economia e Finanças dar explicações aos deputados sobre o Orçamento do Estado (OE) para 2012.

Diogo Infante garante que o teatro tentou "sensibilizar a tutela para as inevitáveis consequências de tais medidas", mas que "até à data o secretário de Estado da Cultura revelou-se impotente para, junto do Ministério das Finanças ou do primeiro-ministro, encontrar uma solução que corresponda a uma vontade política de manter em actividade o primeiro teatro do país".

In Diário de Notícias

Link: http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=2127550&seccao=Teatro

Comments