O Questionário de Proust a... Vanessa


O “Questionário de Proust” é um questionário em forma de entrevista sobre a personalidade de alguém. O seu nome e popularidade advém das respostas dadas pelo escritor francês Marcel Proust. Proust respondeu a este questionário várias vezes e um dos manuscritos foi leiloado em 2003 pela soma de 102,000 euros. O apresentador de televisão Bernard Pivot, começou a usar este questionário no seu programa de televisão e James Lipton, apresentador do programa “Inside the Actors Studio”, faz uma versão adaptada do questionário a alguns dos seus convidados.
Um questionário semelhante é também usado na revista “Vanity Fair” e respondido por centenas de celebridades e agora é a vez de continuar o seu caminho aqui no “Guia dos Teatros”.
Hoje foi a vez de Vanessa que está actualmente em cena no Teatro Politeama com “Uma Noite em Casa de Amália”, o espectáculo de Filipe La Féria, onde interpreta o papel de Amália Rodrigues ao lado de Hugo Rendas, Ricardo Castro, Paula Fonseca, Marcos de Góis, Cláudia Soares, Rui Andrade, Pedro Martinho e Rosa Areia.

O QUESTIONÁRIO DE PROUST

Nome Artístico
Vanessa

Qual a sua virtude preferida? 
Frontalidade

Qual a sua qualidade preferida?
Honestidade

Qual a sua característica mais vincada?
As duas de cima ;)

O que é que mais gosta nos seus amigos?
De tudo, tenho os melhores do mundo!

Qual é o seu principal defeito?
Frontalidade... neste país é facilmente confundida com outras coisas

Qual é a sua ocupação favorita?
Trabalhar.

Qual é o seu ideal de felicidade?
Saúde, amigos, família e muito muito amor á mistura

Qual é a sua conceito de miséria total?
A solidão

Se não fosse quem é, quem é que gostaria de ser? 
Alguem parecido comigo

Onde é que gostaria de viver?
Em Londres... há qualquer coisa naquela cidade... tenho a certeza que "já lá vivi"...

Qual o seu escritor favorito?
Paulo Coelho

Qual é o seu herói de ficção?
Sempre tive um carinho especial pelo Batman, desde miúda ;)

Os seus pintores e compositores de eleição?
Confesso  que pintura não é uma arte que me fascine...compositores gosto de muitos

Quais são os seus heróis na vida real?
A minha mãe, obviamente

Que personagens da História menos gosta?
De tanta gente...mas não me parece correcto estarmos aqui a falar de outras pessoas se nao podem estar aqui para se defender ;)

E quem são os seus heróis na História?
Todos aqueles a quem a vida nao foi justa e mesmo assim, venceram.

O seu nome favorito?
Romeu.

A coisa que mais detesta?
A hipocrisia e a falta de respeito....

O talento natural que gostaria de ter?
A dança....acho que é o meu maior desgosto...

Como gostaria de morrer?
Da maneira que tiver de ser, desde que esteja de “coração limpo””

Qual é o seu presente estado de espírito?
Sinto-me muito abençoada, tenho a melhor família, namorado e amigos do mundo, tenho um trabalho que me preenche e saúde... não posso pedir mais.

Que defeito consegue tolerar melhor?
Tolero tudo menos falta de respeito e ingratidão

Qual é o seu lema?
O caminho da sabedoria é não ter medo de errar...e sorrir, sorrir muito!!!


UMA NOITE EM CASA DE AMÁLIA é o regresso de Filipe La Féria à encenação dos seus próprios textos numa grande produção em que o fado e a bossa nova se encontram no Teatro Politeama.
Como dizia Vinicius de Moraes, a vida é a arte do encontro e no palco vamos encontrarmo-nos com AMÁLIA RODRIGUES (Vanessa), VINICIUS DE MORAES (Marcos de Góis), NATÁLIA CORREIA (Paula Fonseca), ARY DOS SANTOS (Ricardo Castro), DAVID MOURÃO FERREIRA (Nuno Guerreiro), ALAIN OULMAN (Hugo Rendas), MALUDA (Cláudia Soares) e as participações de Rui Andrade no papel de MILITAR, Pedro Martinho como o técnico de som da Valentim de Carvalho, HUGO RIBEIRO, e Rosa Areia como CASIMIRA, a empregada e confidente de Amália Rodrigues.
La Féria reuniu para este projecto uma equipa de actores e cantores de grande impacto junto do grande público, que nos convidam a viajar a uma noite de inverno de um Portugal nos alvores do marcelismo e a escassos anos antes do 25 de Abril, onde se reúnem as mais significativas vozes poéticas que a língua portuguesa já conheceu.
É o reencontro da cultura portuguesa e brasileira numa noite de sortilégio em casa de Amália que La Féria faz subir ao palco do Teatro Politeama antevendo-se um sucesso que atrairá o público português e estrangeiro num cartaz único da cidade de Lisboa no ano em que o Fado foi considerado Património Imaterial da Humanidade.
Nesta tertúlia, passam aos olhos dos espectadores a nossa própria história num momento de ruptura e esperança dando às novas gerações o retrato de grandes portugueses que, corajosamente, acreditavam e lutavam pelos seus ideais.
Filipe La Féria regressa à encenação com um texto da sua autoria, onde confronta pessoas maiores que a vida numa noite em que o fado, o samba, a poesia, o humor, a bossa-nova e o folclore tornam UMA NOITE EM CASA DE AMÁLIA com um final absolutamente surpreendente sobre a alegria de estar vivo.ficaria condenado a ser um monstro para toda a vida. Desde esse dia que uma grande dúvida vivia no seu coração: Será alguém capaz de aprender a amar um monstro?


Teatro Politeama
R. Portas de Sto. Antão, 109
1150-266 Lisboa
Reservas: 213405700 - 964409036
Fax das reservas: 213405708
E-mail: teatro.politeama@gmail.com

Comments