Curso de Bruno Schiappa no Cartaxo


Estão abertas as inscrições para o Curso de Expressão Dramática, de Bruno Schiappa, que funcionam nas instalações do Centro Cultural do Cartaxo . As aulas de Bruno Schiappa são baseadas, sobretudo, nas técnicas d'O Método de Lee Starsberg. Bruno Schiappa é Doutorando em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Estudos de Teatro pela mesma instituição e Licenciado em Actor/Encenador pela Escola Superior de Teatro e Cinema. A especialização nas técnicas d'O Método foi feita com Marcia Haufrecht (membro do Actors' Studio e aluna de Strasberg) desde 1995 até à actualidade. Schiappa é assistente e coordenador dos Cursos de M. Haufrecht, em Lisboa, desde 2000.

 Este curso, criado em 1993 pelo próprio no Chapitô e extendido ao Cartaxo em 2005, inclui também trabalho físico (flexibilidade e ritmo) e vocal (respiração, apoio, dicção). O mesmo destina-se a qualquer pessoa que queira ter contacto com as técnicas de Expressão Dramática para além de actores, encenadores e bailarinos. Ao fim de três anos é passado um certificado com o nº de Formador de BS, mas ao fim de um ano pode ser pedido um certificado para efeitos de prova de formação. Para além da adequação profissional do curso em epígrafe, os interessados podem frequentá-lo para efeitos de auto-conhecimento, socialbilização, terapia da timidez, etc. No final do ano letivo há a apresentação de um espetáculo de Teatro escrito e encenado pelo próprio.

O trabalho sensorial que Bruno Schiappa tem desenvolvido com os alunos que por ele passaram tem sido bastante elogiado pela própria Marcia Haufrecht. Bruno Schiappa é criador de projectos pessoais e trabalhou com a Companhia canadiana Pigeons International como ator de 2000 a 2008. Dirigiu um workshop destas técnicas para actores, em Montréal, em 2001.

"Bruno Schiappa's work with actors exhibit sensitivity, intelligence and imagination. Also, his knowledge and understanding of theatre past and present is unsurpassable. I believe he can make a very big contribuition and effect a positive influence with any opportunity he has for advancing the art of acting".
Marcia Haufrecht

Esta formação fica assim disponível em dois espaços que abraçam a arte como ferramenta (também) social.
No CENTRO CULTURAL DO CARTAXO
O horário é pós-laboral. 3ªs e 5ªs das 18h30 às 20h30.
As inscrições e informações mais concretas de preçário devem ser feitas através do telefone: 243701600 (de quinta a domingo, a partir das 15 horas)
As aulas começam em Outubro.

Comments