Companhia Nacional de Bailado para Escolas

A Companhia Nacional de Bailado segue as premissas dos anos anteriores e convida as Escolas a participarem em projetos de âmbito educativo e criativo através de workshops, conferências e espetáculos no Teatro Camões.


ESPETÁCULO PARA ESCOLAS
A Companhia Nacional de Bailado inicia a sua temporada com uma nova criação de António Cabrita e São Castro, juntamente com a participação de Gonçalo M. Tavares na assistência à dramaturgia.

O convite feito aos coreógrafos António Cabrita e São Castro para criarem Dido e Eneias partiu de Luísa Taveira, quando ainda dirigia a Companhia Nacional de Bailado. Considerada a coroa da Ópera Barroca inglesa, esta peça revelou-se o desafio perfeito para estes coreógrafos, cuja linguagem artística tem privilegiado a vivência da palavra no gesto e a sonoridade contida no corpo reflectida no movimento. Essa identidade desencadeará uma viagem por território barroco, alicerçada numa pesquisa musical e dramatúrgica desenvolvida em torno desta trágica história de amor.

Uma ópera coreografada, que pretende ser mais do que a mera ilustração do enredo, impulsionada pelas pequenas histórias de que somos compostos.

DIDO E ENEIAS
18 Out. Qua. às 15h - 3€


PROJETOS DE APROXIMAÇÂO À DANÇA - Nov. e Dez. 2017
Continuamos a apostar na aproximação à dança por parte de jovens estudantes através de um trabalho em conjunto com as escolas que nos visitam. A cada espetáculo associa-se um Projeto de Aproximação à Dança (PAD), composto por dois momentos de visita em duas tardes. Na primeira, os estudantes assistem aos ensaios da CNB para compreender o processo de construção de uma criação e terminam a tarde com a realização de um workshop por um artista convidado. Na segunda tarde assistem ao espetáculo.

WORKSHOPS
inscrição gratuita

O LAGO DOS CISNES 
21, 22, 23 e 24 de Nov. das 14h30 às 17h
9 aos 14 anos
com Catarina Câmara

Espetáculo para Escolas: 13 Dez. (Qua.) às 15h
(gratuito para as turmas que frequentarem o PAD)


DE QUE É QUE TENS MEDO?
Suspeitávamos – porém não sabíamos -  até que ponto um espaço desenhado para debatermos os nossos assuntos poderia ser tão inspirador.

Os espetáculos que a Companhia Nacional de Bailado vai apresentar na programação de 2017-2018 são, tal como na temporada anterior, o ponto de partida. De que é que tens medo? é um ciclo de debates em que a palavra será dada aos jovens do ensino secundário, os nossos convidados para estas jornadas que lhes são totalmente dedicadas. As temáticas dos espetáculos são reformuladas com o objetivo de alargar a debate as questões transversais à sociedade que sejam particularmente significativas para os jovens.

Nomear o medo é a melhor maneira de esvaziá-lo. Vamos fazer debates abertos e devolver os preconceitos ao lugar que lhes pertence. Vamos refletir sobre o modo como o mundo funciona sem abdicarmos das nossas expectativas criativas.

A jornalista Cristina Peres é curadora e moderadora deste ciclo.


CONFERÊNCIAS
23 Out. e 13 Dez. às 11h no Teatro Camões

Inscrições cnb.info@cnb.pt 

Comments