Hoje na Cinemateca encontro com Luis Miguel Cintra


No mês em que a Cinemateca dedica um Ciclo à carreira de Luis Miguel Cintra no Cinema, dividido por uma retrospetiva e uma carta branca, o dia 18 será de homenagem ao ator português. A partir das 19h haverá um Encontro com Luis Miguel Cintra para um diálogo em torno da sua vida no cinema, aberto a perguntas do público. A sessão é de entrada livre mediante levantamento de ingressos na bilheteira. Após o encontro, às 21h30 realiza-se uma sessão de homenagem a Luis Miguel Cintra com a exibição dos filmes QUEM ESPERA POR SAPATOS DE DEFUNTO MORRE DESCALÇO, de João César Monteiro, e A POUSADA DAS CHAGAS, de Paulo Rocha.
foto de Luisa Ferreira

Luis Miguel Cintra
Nasceu em Madrid em 1949
1966-73 - Frequentou o Curso de Filologia Românica da Faculdade de Letras de Lisboa.

1967-68-69 - Participação no Teatro Universitário - Grupo de Teatro da Faculdade Letras; Auto dos Físicos de Gil Vicente, O Avejão de Raul Brandão e As Troianas de Eurípedes. Encenação para o mesmo grupo de Anfitrião de António José da Silva (prémio especial Casa da Imprensa).

1970 - Fundação do Grupo de Teatro do Ateneu Cooperativo de Lisboa: encenação de 3 Entremeses de Cervantes.

1970-72 - Frequência do Acting/Tecnhical Course da Bristol Old Vic Theater School (como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian)

1973-74 - Professor da Escola de Teatro do Conservatório Nacional (interpretação).

1973-2005 - Fundador do Teatro da Cornucópia a cuja direcção pertence desde 1973 e onde interpretou e dirigiu:
O Misantropo de Molière (interpretação e encenação); A Ilha dos Escravos e A Herança de Marivaux (interp.); O Terror e a Miséria no III Reich de Bertolt Brecht (encen. e interp.); Pequenos Burgueses de Gorki (interp.); Ah Q de Jourdheuil/Chartreaux (encen. e interp.); Tambores na Noite de Bertolt Brecht (interp.); O Treino do Campeão Antes da Corrida de Michel Deutsh (interp.); Casimiro e Carolina de Odon Horvath (interp. e encen.); Auto da Família de Fiama Hasse Pais Brandão (encen.); Música para Si de Franz Xaver Kroetz (encen.); Wozeck de Buchner (encen. e interp.); E Não Se Pode Exterminá-lo? de Karl Valentin (interp.); Paragens Mais Remotas que Estas Terras de Plauto (encen. e interp.);  Zuca , Truca, Bazaruca e Artur do Grips Theater (encen. e interp.); Capitão Schelle, Capitão Eçço de Rezvani (encen. e interp.); Não se Paga! Não se Paga! de Dario Fo (encen. e interp.); Dou-che-lo vivo, Dou-che-lo Morto, textos de Luís de Camões (interp.); O Labirinto de Creta de António José da Silva (encen. e interp.); Oratória, textos de Gil Vicente, Goethe e Brecht (encen. e interp.); Mariana Espera Casamento de Jean Paul Wenzel (encen.); Novas Perspectivas de Franz Xaver Kroetz (encen.); A Missão de Heiner Müller (encen. e interp.); Simpatia de Eduardo de Filippo (encen. e interp.); O Parque de Botho Strauss (interp.); Ricardo III de William Sakespeare (encen. e interp.); Páscoa de Strindberg (encen. e interp.); Pai de Strindberg (encen. e interp.); Sonata dos Espectros de Strindberg (encen. e interp.); A Mulher da Campo de William Wycherley (encen. e interp.); Triologia da Guerra 1ª Parte de Edward Bond (encen. e interp.); Triologia da Guerra 2ª Parte (Grande Paz) de Edward Bond (encen. e interp.); Três Irmãs de Tchekov (interp.); Auto da Feira de Gil Vicente (interp. e encen.); Vida e Morte de Bamba de Lope de Vega (interp. e encen.); O Público de García Lorca (encen. e interp.); Céu de Papel de Pirandello e Becket (encen. e interp.); Um Poeta Afinado de Manoel de Figueiredo (encen. e interp.); Muito Barulho por Nada de William Shakespeare (encen. e interp.); Comédia de Rubena de Gil Vicente (encen. e interp.); Até Que Como O Quê Quase de Becket (encen. e interp.); A Missão de Heiner Müller (encen. e interp.); Mauser de Heiner Müller (encen. e interp.); Apanhados no Divã de Joe Orton (encen. e interp.); Primavera Negra, textos de Raúl Brandão (encen. e interp.); Sete Portas de Botho Strauss (encen. e interp.), A Mula, O Clérigo, O Alfaiate e Mais Lamentações de Anrique da Mota (encen. e interp.); Diálogos sobre a Pintura na Cidade de Roma, textos de Francisco de Holanda (interp.). O Conto de Inverno de William Shakespeare (encen. e interp.), O Jogo das Perguntas de Peter Handke (interp.); O Triunfo do Inverno de Gil Vicente (encen. e interp.), Vai Ver Se Chove de Georges Courteline (interp.), A Prisão de Edward Bond (encen. e interp.), Splendid's de Jean Genet (encen.), Um Auto de Gil Vicente de Almeida Garrett (encen. e interp.), A Margem da Alegria de Ruy Belo (encen. e interp.), Barba Azul de Jean-Claude Biette (interp.), Os Sete Infantes (encen. e interp.), Sertório de Pierre Corneille (interp.), Máquina Hamlet de Heiner Müller (encen. e interp.), Um Sonho de Strindberg (encen. e interp.), Quando Passarem Cinco Anos de García Lorca (encen.), O Lírio de Ferenc Molnár (interp.), O Casamento de Fígaro de Beaumarchais (encen. e interp.), Afabulação de Pasolini (encen. e interpr.), Amor/Enganos de Gil Vicente (encen. e interpr.), Cimbelino de William Shakespeare (encen. e interpr.), A Morte de Empédocles de Hölderlin, Dom João e Fausto de Grabbe (interpr.), O Novo Menoza de Jakob Lenz (encen. e interp.), O Colar de Sophia de Mello Breyner Andresen (encen. e interp.), História do Soldado de Stravinsky/Ramuz (encen. e interp.), Tiestes de Séneca (encen. e interp.), A Vida é Sonho de Calderón (encen. e interp.), Tito Andrónico de William. Shakespeare (encen. e interp.), Anatomia Tito Fall of Rome de Heiner Müller (encen e interp.), Filodemo de Luís de Camões (encen. e interp.), A Família Schroffenstein de Kleist (encen. e interp.), Esopaida ou Vida de Esopo de António José da Silva (encen. e interp.), Um Homem é um Homem de Bertolt Brecht (encen.), A Cadeira de Edward Bond (encen.) e Sangue no Pescoço do Gato de Fassbinder (encen.), A Gaivota de Anton Tchekov (encen. e interp.), Ensaios para o Ginjal de Anton Tchekov(interp.) e Filoctetes de Sófocles (encen. e interp.).

Em 1997 interpretou no Théâtre de la Commune-Pandora, Aubervilliers-Paris, Sertorius de Corneille (encenação de Brigitte Jaques).

Em 2005 encenou no Teatro de la Abadía, em Madrid, Comedia sin Título de Federico García Lorca.

No Teatro da Cornucópia encenou a Ópera O Urso de William Walton para a RTP em 1990.
Para a RTP encenou e representou com Zita Duarte a peça Olá e Adeusinho de Athol Fugard.

Apresentou com Maria de Medeiros no Festival de Avignon de 1988 e no Festival de Outono de Paris de 1989 o espectáculo La Mort du Prince et Autres Fragments de Fernando Pessoa. (encen. e interp.).

Em Itália apresentou-se com o Teatro da Cornucópia (Comédia de Rubena) em Udine na realização L'École des Maitres, que lhe foi dedicada, em 1991.

Crítico de teatro em O Tempo e o Modo e Crítica em 1970-72.
Direcção da Colecção de Teatro Seara Nova - Estampa e da Colecção de Teatro Ulmeiro em 1973-74.

Foi professor da Escola de Cinema do Conservatório Nacional (Direcção de Actores) durante os anos de 1983-84 e 84-85.

No Teatro Nacional de S. Carlos encenou as óperas L'Enfant et les Sortiléges de Ravel e Dido e Eneias de Purcell (1987), As Bodas de Figaro de Mozart (1988) e L'Isola Disabitata de Haydn (1997), Medea de Cherubini (2005) e dirigiu e interpretou o melodrama Manfred de Schumann/Byron (2002) e a oratória cénica Jeanne d’Arc au Bûcher de Honegger/Claudel (2003).

Em 1996 encenou na Culturgest The Strangler de Martinu.

Em 2000 encenou em co-produção Teatro da Cornucópia/Culturporto/ Rivoli Teatro Municipal/ Teatro Nacional de S. Carlos/ Orquestra Nacional do Porto a ópera The English Cat de H. W. Henze/E. Bond.

Em 2004 encenou no Teatro Aberto Le Vin Herbé de Frank Martin.

Como recitante colaborou com o Coro do Teatro Nacional de S. Carlos sob a direcção de João Paulo Santos para as Moralities de Hans Werner Henze, com o Coro Gulbenkian e com o coro de S. Carlos para Le Roi David de Honnegger e colaborou com Nuno Vieira de Almeida num recital de Melodramas de Schubert, Lizt, Satie e Poulenc, num recital Emily Dickinson e com o mesmo pianista e Luis Madureira num Recital Lorca com Poemas e as Canções Populares Espanholas e noutro recital em que estreou a obra de João Madureira Poemacto, para voz falada e piano.

Tem mantido uma actividade regular como recitante de poesia, realisando inúmeros recitais. Fez em vários países em Francês e Português a leitura pública da Ode Marítima e do Fausto de Fernando Pessoa.
Em 1998 encenou e interpretou Austeros Sinais, espectáculo-antologia de poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, homenagem à poetisa das Comemorações do Dia de Portugal no Teatro Camões da Expo 98.

Gravou a leitura integral para a rádio de Viagens na Minha Terra de Almeida Garrett e em livro-disco do Amor de Perdição de Camilo Castelo-Branco para a editora D. Quixote.
Gravou para a editora Presença e Casa Fernando Pessoa em CD - Mensagem de Fernando Pessoa, uma antologia de Poemas de Ruy Belo e Signo de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Gravou para a editora Presença os Sonetos de Antero de Quental.
Gravou para a Comissão das Comemorações dos Descobrimentos Portugueses um CD com as 10 Canções de Luís de Camões e com Luís Lima Barreto e José Manuel Mendes, um coffret com 3 Sermões do Padre António Vieira onde interpreta o Sermão da Segunda Dominga do Advento.
Gravou para a Editora Assírio e Alvim os audio-livros Poemas e A Margem da Alegria de Ruy Belo e Poemas de Gastão Cruz.

Cinema
Os Sapatos de Defunto (média-metragem) de João César Monteiro (1970)
A Pousada das Chagas (curta metragem) de Paulo Rocha (1970)
Nem Pássaro Nem Peixe (média-metragem) de Solveig Nordlund (1976)
Silvestre de João César Monteiro (Veneza 1982)
A Ilha  dos Amores de Paulo Rocha (Cannes 1982)
Sinais de Vida (filme sobre Jorge de Sena) de Luís Filipe Rocha (1984)
Ninguém Duas Vezes de Jorge Silva Melo (Veneza 1984)
Vertiges de Christine Laurent (Semana da Crítica, Cannes 1985)
O Sapato de Cetim de Manoel de Oliveira (Cannes e Veneza 1985)
O Meu Caso de Manoel de Oliveira (Veneza 1986)
O Desejado de Paulo Rocha (Veneza 1987)
O Bobo de José Álvaro Morais (Locarno 1987)
Os Canibais de Manoel de Oliveira (Veneza 1988)
Non ou a Vã Glória de Mandar de Manoel de Oliveira (Cannes 1990)
O Sangue de Pedro Costa (Veneza 1989)
Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto (1989)
A Morte do Príncipe e Outros Fragmentos de Maria de Medeiros (1990)
A Divina Comédia de Manoel de Oliveira (Veneza 1991)
Villa Mauresque de Patrick Mimouni (Locarno 1992)
Aqui na Terra de João Botelho (Veneza 1993)
Vale Abraão de Manoel de Oliveira (1992-93) (Quinzaine des Réalisateurs – Cannes 1993)
Zéfiro de José Álvaro de Morais (1993)
A Caixa de Manoel de Oliveira (Quinzaine des Réalisateurs - Cannes 1994)
O Convento de Manoel de Oliveira (Cannes 1995)
Transatlantique de Christine Laurent (Locarno 1997)
Todas Hieren de Pablo Llorca (1997)
Inquietude de Manoel de Oliveira (Cannes 1998)
Capitães de Abril de Maria de Medeiros (Cannes 2000)
A Raiz do Coração de Paulo Rocha (Locarno 2000)
Palavra e Utopia de Manoel de Oliveira (Veneza 2000)
Peixe-Lua de José Álvaro Morais (Montréal 2000)
Erros Meus de Jorge Cramez (curta-metragem) – (Vila do Conde 2000)
Dancer Upstairs de John Malkovich (2000)
Les jours où je n’existe pas de Jean-Charles Fitoussi (2002)
O Princípio da Incerteza de Manoel de Oliveira (2002)
O V Império - ontem como hoje de Manoel de Oliveira (Veneza 2004)
Espelho Mágico de Manoel de Oliveira (Veneza 2005) 

Pequenas participações em: Coitado do Jorge de Jorge Silva Melo, Recordações da Casa Amarela de João César Monteiro, Três Irmãos de Teresa Vilaverde, A Carta de Manoel de Oliveira, La Espalda de Dios de Pablo Llorca, Rasganço de Raquel Freire, Um Filme Falado de Manoel de Oliveira (2003)
Voz em: Lisboa Cultural e A Bandeira de Manoel de Oliveira e O Último Mergulho e Branca de Neve de João César Monteiro.

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