Mais um Encontro Imaginário no Cinearte Teatro A Barraca, desta vez entre Friedrich Engels (José Manuel Pureza), George Sand (Irene Pimentel) e Jorge Rafael Videla Redondo (José Romano).

Friedrich Engels (Barmen, 28 de novembro de 1820 — Londres, 5 de agosto de 1895) foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Depois de uma estadia produtiva na Grã-Bretanha, Engels decidiu voltar para a Alemanha em 1844 Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Criaram a definição:  A história da Humanidade é a história da luta de classes. Interpretação pelo professor José Manuel Pureza.
George Sand é o pseudónimo de Amandine Aurore Lucile Dupin, baronesa de Dudevant (Paris, 1 de Julho de 1804 — Nohant, 8 de Junho de 1876), aclamada romancista e memorialista francesa, considerada a maior escritora francesa. Os seus romances advogavam o direito da mulher ter um amor sincero e dirigir a sua própria vida. George Sand teve uma vida amorosa agitada, com paixões que a influenciaram : o poeta Alfred de Musset, o advogado Michel de Bourges (entre 1835 e 1837), que a converteu aos ideais republicanos e socialistas, e o músico Frédéric Chopin, a quem esteve ligada entre 1838 e 1847. Irene Pimentel, historiadora, é a sua interprete.
Jorge Rafael Videla Redondo (Mercedes, 2 de agosto de 1925 — Buenos Aires, 17 de maio de 2013) foi um general argentino que foi presidente do seu país depois de um golpe de estado.  As violações aos direitos humanos durante a ditadura foram frequentes e graves. A supressão do direito à ampla defesa, os encarceramentos ilegais, as torturas e os assassinatos de opositores foram moeda corrente. Durante o governo de Raúl Alfonsín foi instituída a Comissão Nacional de Pessoas Desaparecidas (CONADEP) para investigar e documentar o sucedido. Com base nos achados da mesma, Videla e outros membros do governo militar foram condenados pela justiça. José Romano, arquitecto, é o seu interprete.


RESERVAS  : pelo mail producao@abarraca.com ou 213965360

Comments