Materias Diversos de 14 a 23 de Setembro


“Gatilho da Felicidade”, de Ana Borralho e João Galante, é o espetáculo de abertura do festival Materiais Diversos, que decorre de 14 a 23 de setembro com atividades em três salas de espetáculos e outros cinco espaços de Minde, Alcanena e Cartaxo.

O cineteatro São Pedro, em Alcanena, é o espaço escolhido para o arranque do festival, na quinta-feira, 14, a partir das 22 horas, levando ao palco 12 jovens do concelho de Alcanena.

Esta 9ª edição do festival de artes performativas reúne mais de sessenta criadores portugueses e estrangeiros, artistas jovens e consagrados, apresenta 10 espetáculos de dança, teatro e música, dois em estreia absoluta e um em estreia nacional, promove conversas, encontros e ações de formação, exibe filmes e consagra Noites Longas ao convívio com o Bons Sons.

No Materiais Diversos, “o público está sempre no centro do palco e a edição de 2017 não será exceção, com um programa cuidadosamente desenhado em torno do diálogo entre artistas e público, entre palco e plateia, as transações e transformações que este propicia”, explica um press release da organização.

Do programa, destaque para “Nova Criação”, dos jovens criadores Filipe Pereira e Teresa Silva, naquela que será a primeira estreia absoluta do festival, para “55”, um espetáculo onde o coreógrafo e bailarino de origem marroquina Radouan Mriziga funde o seu corpo com a arquitetura e o espaço de apresentação, neste caso a Fábrica de Cultura de Minde, e para “Viajantes Solitários”, uma criação do Teatro do Vestido a partir de “histórias de estrada” de camionistas, que será apresentado num camião estacionado à porta da antiga fábrica têxtil.

No dia 16 de setembro, e depois de ter percorrido palcos de todo o mundo, chega ao Centro Cultural do Cartaxo, em estreia nacional, o espetáculo “Folk-S” do consagrado coreógrafo italiano Alessandro Sciarroni, com folclore e danças populares a serem resgatados pela dança contemporânea.

Comments