Muscarium #3 - Festival de Artes Performativas


MUSCARIUM#3
12 espectáculos | 2 produções para o público infanto-juvenil | 5 concertos | 
1 workshop | 1 espectáculo internacional em estreia mundial | 
4 artistas-companhias sintrenses


MUSCARIUM#3
festival de artes performativas em agualva-cacém-sintra
18 setembro a 1 outubro 2017

​+ Auditório António Silva [Cacém]

+ Casa da Cultura Lívio de Morais [Mira Sintra]
+ Casa da Marioneta [Agualva]
+ MU.SA [Sintra]
+Centro Cultural Olga Cadaval  [Sintra]
+ Anfiteatro do Jardim da Anta [Agualva]
+Comboios CP da Linha de Sintra 
+Jardim de uma casa privada em Cabriz [Sintra
O MUSCARIUM#1 teve a sua primeira edição entre 16 e 27 de setembro de 2015, no âmbito das comemorações dos 15 anos do teatromosca. A par desse mote comemorativo, pretendia-se dinamizar um espaço municipal, o Auditório António Silva, com a apresentação regular de espetáculos nacionais e internacionais; contribuir para a formação de públicos numa zona de alta densidade populacional, mas de escassa oferta cultural; fortalecer uma rede de parceiros artísticos; dinamizar o Shopping Cacém, potenciando o valor económico e social da iniciativa; promover um espaço de diálogo entre artistas e companhias, assim como, destes com o público. Nesse sentido, espetáculos e atividades paralelas concentraram-se no Cacém, com exceção do espetáculo e sessão de encerramento que se realizaram na Quinta da Regaleira, em Sintra. Em números, o MUSCARIUM#1 apresentou 8 espetáculos, a que assistiram 243 espetadores, ao longo de 2 semanas, envolvendo 14 parceiros locais que apoiaram e financiaram o projeto.

No MUSCARIUM#2 o teatromosca manteve esses princípios fundadores e a que se juntaram a intenção de integrar espetáculos de dança e música e o desejo de imprimir uma dinâmica ainda mais forte em toda a programação, com a inclusão de mais espetáculos para o público infanto-juvenil, um workshop de teatro e uma exposição no MU.SA. Essa segunda edição decorreu entre 13 e 30 de outubro de 2016, estilhaçando as suas atividades por diversos espaços do concelho de Sintra, pretendendo ainda potenciar o sentimento de festa, celebração, encontro e diálogo nas três semanas que durou o festival.

Para a edição de 2017, o MUSCARIUM#3 manterá o critério de programar espetáculos, os quais, em conjunto com as suas estruturas e criadores, estabelecem um diálogo com a linha de criação ou de produção do teatromosca. Alguns destes espetáculos são mesmo resultado de afinidades artísticas, as quais têm resultado, por exemplo, em permutas de espetáculos. Por último, o objetivo do teatromosca enquanto promotor do festival, em conjunto com outras estruturas artísticas locais e a Câmara Municipal de Sintra, é de dotar o concelho de uma oferta de qualidade, diversificada e intensa, tentando criar um fluxo de espetadores locais e regionais que reconheçam a marca MUSCARIUM.

Comments