Programação do Douro Jazz



DOURO JAZZ | 2017
www.dourojazz.com

Folhear o programa online:

A 14.ª edição do Douro Jazz segue duas linhas de programação que entretecem vozes femininas com a composição e instrumentação virtuosas de jovens talentos nacionais.

Na primeira linha, e a abrir o festival, podemos ver a consagrada cantora Maria João numa colaboração fascinante com o trio Budda Power Blues. Nesta experiência no mágico universo dos blues, Maria João deixa cair o seu registo icónico para se apoderar das canções de Budda, considerado o melhor músico de blues do país.
Num segundo momento, vamos conhecer Beatriz Pessoa, cantora e compositora de registo intimista, fresco e suave, entre a pop e o jazz.
A fechar esta secção (e o festival) recebemos a visita da surpreendente e prolixa Carmen Souza, baptizada pela imprensa internacional como a ‘Ella Fitzgerald de Cabo Verde’ ou ‘a nova Cesária Évora’. Carmen Souza estabelece um diálogo absolutamente deslumbrante com uma diversidade grande de vozes do jazz (incluindo, não por coincidência, a de Maria João) e de géneros musicais, do jazz à world music, do fado ao samba, da morna à bossa nova, incluindo o ‘blues cabo-verdiano’.

Pelo meio, o Douro Jazz abre espaço para músicos da região, num concerto do colectivo Os Putos do Jazz, seguido por uma jam session aberta à participação de outros músicos vila-realenses.

O virtuosismo de uma nova geração de artistas nacionais tem como representantes o projecto Home, liderado pelo espantoso acordeonista João Barradas, e um dos vários projectos do compositor e multi-instrumentista Bruno Pernadas, presença crescente em palcos de jazz e de grandes festivais de Verão da música em Portugal.

O público infanto-juvenil é convidado este ano para um espectáculo sobre jazz, poesia e hip hop. ‘Jazzhop!’ é uma viagem no tempo e no espaço em busca das ligações entre a música e a palavra.

Em complemento aos concertos, o Douro Jazz acolhe a exposição ‘Excertos da Colecção de Francisco Vicente de Sousa, Um Amante de Jazz’. Trata-se de uma exposição de discos de vinil de um transmontano por adopção, grande coleccionador, frequentador e divulgador de jazz.

No encerramento do festival, aliás, após o concerto da maravilhosa Carmen Souza, alguns dos vinis desta colecção serão postos a tocar, num DJ set com vinho Douro Jazz que prolongará em festa a última noite da edição de 2017. Uma festa aberta a todos.

Bilhetes à venda a partir de 19 de Setembro.

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Mais informações e reservas: 259 320 000 | bilheteira@teatrodevilareal.com
www.teatrodevilareal.com
www.facebook.com/teatrovilareal





Comments