Teatro do Bolhão, no Porto, acolhe "Valjean" da companhia francesa Théâtre d'Art


A peça "Valjean", criada a partir do livro "Os Miseráveis", de Victor Hugo, será apresentada no sábado no Teatro do Bolhão, no Porto, pela companhia francesa Théâtre d'Art, com a participação de alunos portugueses.

O espetáculo, que parte da personagem Jean Valjean, um dos protagonistas do clássico, publicado em 1862, "conduzirá o espetador através das revoluções de junho [de 1832] até às portas do século XXI", aponta a sinopse da peça, que terá uma exibição única pelas 19:00 de sábado.

O trabalho dramatúrgico, da autoria do também encenador Arnaud Devolontat, coloca a personagem revolucionária a reviver "momentos simbólicos da História, onde as barricadas tombam mas a esperança perdura", da revolução dos Cravos em Portugal, em 1974, à queda do muro de Berlim, em 1989 e à Primavera Árabe, em 2011, entre outros acontecimentos.

Numa "viagem entre o cinema, o teatro, a dança e a música", a companhia francesa traça a identidade de Jean Valjean, um antigo prisioneiro que muda de identidade e se torna um industrial rico.

A personagem encontra Cosette em Paris, em 1830, adotando a criança, com os destinos de ambos a cruzarem-se "com os de uma associação de estudantes republicanos revolucionários", que acabam por confrontar o poder vigente na revolução de junho de 1832, morrendo pouco depois.

"Valjean morre feliz, perto de Cosette, que foi a sua vida e a sua salvação. Mas pode Valjean morrer verdadeiramente?", é a questão que coloca a peça, que questiona o poder da revolução no renascimento de cada um.

Da peça fazem ainda parte várias outras personagens da obra de Victor Hugo (1802-1885), como o rival Javert, Enjolras ou Thénardier, ao longo de cerca de 90 minutos a cargo do Théâtre d'Art.

A companhia francesa, dirigida por Arnaud Devolontat, estende a sua atividade de mais de 20 anos a peças de teatro simbólico, musicais e ópera, tendo vencido vários prémios ao longo dos anos, como o prémio do júri do Festival Europeu de Teatro, em 2011.

Além de um elenco composto pelos atores da Théâtre d'Art, liderados por Georges Pawloff no papel de Valjean, os alunos da Academia Contemporânea do Espetáculo compõem o coro da obra, que no teatro se tornou conhecida por uma adaptação para musical, de Alain Boublil com música de Claude-Michel Schönberg, estreada em 1980.

Em abril, os alunos portuenses poderão participar numa récita do espetáculo na cidade francesa de Perpignan.
in DN

Comments