Trindade prepara festa dos 150 anos


Em novembro, o Teatro da Trindade, em Lisboa, vai celebrar 150 anos de existência. Para assinalar a efeméride, a diretora do espaço, Inês de Medeiros, encomendou a Marco Martins e Beatriz Batarda um espetáculo sobre a cidade e os seus habitantes. ‘Todo o Mundo é um Palco’ baseia- -se em depoimentos de pessoas que vivem na capital lusa – "desde sírios a franceses, passando pelos lisboetas mais típicos" – e vai misturar, em palco, atores profissionais com não-profissionais.

"Decidi que o espetáculo comemorativo dos 150 anos devia ser virado para o futuro e que devia juntar as valências do Trindade e do Inatel: por um lado o teatro, por outro o trabalho próximo das comunidades", explica Inês de Medeiros.

Antes disso chega ‘À Boleia para Hollywood’, o espetáculo que Cucha Carvalheiro dirigiu a partir de uma peça de Neil Simon (n. 1927) e que junta, no elenco, os nomes de Cláudia Vieira, Sofia de Portugal e João Lagarto. ‘À Boleia para Hollywood’ reabre, nesta quarta-feira, o Teatro da Trindade, em Lisboa, depois das férias do verão e é uma das grandes apostas da programação para a rentrée.

Ainda até ao final do ano, Inês de Medeiros anuncia um espetáculo de homenagem a Francisco Ribeiro, mais conhecido como Ribeirinho "e cuja atividade criativa se centrou, sobretudo, no Teatro da Trindade", e uma "ópera em marionetas para toda a família".

"Trata-se de uma produção de uma companhia que tem mais de 200 anos e é considerada monumento nacional em Itália", explica a diretora do Trindade. "Vem apresentar ‘O Trovador’, o grande clássico da ópera italiana que toda a gente trauteia, mesmo sem saber o nome...", acrescenta.

Concertos, conferências, teatro radiofónico e o lançamento de dois livros estão também previstos na programação dos próximos quatro meses do Teatro da Trindade.

Comments