Mostra Mulheres em Cena no Rio de Janeiro

MOSTRA
MULHERES EM CENA
De 07 de março a 01 de abril.
Debates, oficinas e aulas gratuitas de Yoga.

O Teatro Municipal Maria Clara Machado preparou uma programação especial para o mês de março, quando se comemora o DIA INTERNACIONAL DA MULHER (dia 8) e apresentará ao púbico uma mostra de teatro com trabalhos de atrizes e produtoras reconhecidas na cena teatral. Serão oito projetos, com curadoria de Antônio Gilberto que objetiva enaltecer a cultura e produção teatral feminina. Os espetáculos, de temas variados farão entre das e três apresentações no Teatro Mara Clara Machado, além de oferecer oficinas e aulas de Yoga gratuitas.

A peça inédito "Mujeres de Arena", do mexicano Humberto Robles abrirá a programação, que será seguida de debate sobre violência contra mulheres e feminicidio, tema central do espetáculo. 



MUJERES DE ARENA - Dias 7 (quarta) E 8 (quinta) às 21hs
Sinopse: "Mujeres de Arena" é um grito de denúncia contra os feminicídios e os desaparecimentos de mulheres que ocorrem no Brasil e na América do Sul. Como num ato manifesto, pretende-se denunciar e expor diversos abusos sofridos. “Mujeres de Arena” é um grito por justiça e liberdade.

Ficha Técnica:
Textos: Antonio Cerezo Contreras, Marisela Ortiz, Denise Dresser, Malú García Andrade, María Hope, Eugenia Muñoz, Servando Pineda Jaimes e Juan Ríos Cantú
Dramaturgia: Humberto Robles
Tradução: Rosite Val e Mirian Arce
Direção e Atuação: Rosite Val
Desenho de luz e Cenografia: Adriana Milhomem
Figurino: Carol Bianque
Fotos: Dadá Ferreira
Assessria de Imprensa: Duetto Comunicação
Produção: Mirian Arce e André Roman
Idealização e Realização: RAVER Coletivo Teatral

SILÊNCIOS CLAROS - Dias 9 (sexta), 10 (sábado) às 21hs e 11 (domingo) às 20hs
Sinopse:
4 contos de Clarice Lispector - O Grande Passeio, Uma Tarde Plena, A Fuga e Uma Galinha, sem adaptações, constituem esse espetáculo solo, uma leitura cênica, que traz as estações da vida em quatro tempos, traduzindo, com irreverência, as sutilezas da feminilidade da autora.
Anseios, desejos inconfessos, contradições, alegrias e tristezas, sentimentos embutidos em histórias escritas em diferentes fases da vida de Clarice, permeadas por seu humor particular. Quatro diferentes etapas da vida de uma mulher que vivencia a memória, as lembranças da família, saudade, alegria, o desejo e a morte, pontuados pela sensibilidade e intimidade com que a autora penetra e passeia pela vida humana, suas contradições e vicissitudes.

Ficha Técnica:
Textos –Clarice Lispector
Direção – Fernando Philbert
Atriz – Ester Jablonski
Iluminação – Vilmar Olos
Música original - Marcelo Alonso Neves
Figurino – Kiara Bianca
Cenário – Jorge Roriz
Fotos - Adélia Jeveaux
Produção – Jablonsky Produções



4 –PEÇA DE CÂMARA PARA 1 ATRIZ E 4 PERSONAGENS - Dias 14 (quarta) e 15 (quinta) às 21hs

Sinopse:
Prêmio Funarte Estímulo à Dramaturgia. “Três mulheres sob o mesmo teto. A Mulher é professora de matemática e completa o orçamento com bicos. Sustenta a Garota, sua filha adolescente, e a Velha, sua sogra. A Velha segreda à Garota, sua neta, que o Homem, seu filho, voltará para matá-la. O Homem volta, mas porque pressentiu que a Velha, sua mãe, vai morrer. O que acontece quando Velha, Mulher e Garota se veem frente ao homem que as deixou?”. Com personagens e situações vistas ou vividas na nossa latinoamérica, 4 - Peça de Câmara se situa na fronteira difusa entre cinema e teatro. Objetividade, Abandono, Irreverência, Acolhimento, Superação, Possibilidades.
50 min. para maiores de 12 anos.

Ficha Técnica:
Texto de Maria do Rosário de Assumpção Braga (Prêmio FUNARTE Estímulo à Dramaturgia)
Direção – Duaia Assumpção
Atriz - Duaia Assumpção
Supervisão de dramaturgia: Joaquim Assis
Supervisão de direção: Domingos Oliveira
Supervisão de Arte: Ronald Teixeira
Supervisão de movimento: Jacyan Castilho.
Luz, Mônica Ann Diniz. Trilha Sonora, Joaquim Assis
Produção executiva, Cecília Valle e Gisele Perim. Make, Joana Seibel.
Direção de Produção, Maria Braga – Cinemeiros Artes



UMA CIRANDA PARA MULHERES REBELDES - Dias 17 (sábado) ÀS 21hs e 18 (domingo) às 20 hs

Sinopse:
“Uma ciranda para mulheres rebeldes” de Adriana Maia, Ana Achcar, Anna Wiltgen e Dadá Maia, foi criado coletivamente a partir de uma pesquisa sobre a vida de quatro mulheres que estiveram envolvidas com a Revolução Russa de 1917 e que lutaram pelos ideais socialistas no início do século passado - Alexandra Kollontai – líder revolucionária russa comunista e feminista, Zinaida Bronstein – filha mais velha do dirigente comunista Leon Trotsky, Zinaida Reich – atriz russa da companhia do diretor Meyerhold, e Caridad del Rio – agente da NKVD soviética e mãe do assassino de Leon Trotsky. Reunindo relatos ficcionais criados a partir de episódios verídicos de suas vidas, “Uma ciranda para mulheres rebeldes” convida o espectador a entrar no mundo dessas mulheres que sonharam ou que foram castigadas por sonhar, que sobreviveram e que em razão de seus legados nos ajudam a sobreviver. A utopia da revolução, a dor do exílio, as escolhas difíceis, a opressão, a maternidade, as descobertas, a esperança, o vazio, a luta, o medo, a rebeldia, a existência vivida por elas, mulheres que nos comovem por sua determinação, sua desobediência constante e também por sua fragilidade. Por trás de cada relato, de cada cena proposta, existe o desejo de celebrar a vida de mulheres que não conheciam o ato de se resignar.

Ficha Técnica:
Criação, atuação e produção: Coletivo as dramáticas
Supervisão de direção: Xando Graça
Música: Quito Pedrosa
Iluminação: Rogério Wiltgen
Cenário: Adriana Ferreira
Figurino: Flávio Souza



UM ATO! - Dias 21 (quarta) e 22 (quinta) às 21hs

Sinopse:
UM ATO!, é uma peça poema! O primeiro solo da atriz Marcia do Valle, em 30 anos de Teatro. O espetáculo é composto de pequenas histórias e poemas, dos autores e poetas Affonso Romano de Santana, Eduardo Galeano, Paulo Leminski, Mario Quintana, Viviane Mosé e a polonesa Wislawa Szymborska. Em diálogo com o momento delicado pelo qual o país e o mundo estão passando, o Teatro segue fortalecendo seu lugar de coragem, transformação, escuta, troca, afeto, liberdade, paixão, ousadia, renovação, reinvenção... Os textos constroem um caminho de pensamento sobre as violências que temos vivido. Uma atriz é muitas mulheres! O roteiro traz a poesia como forma de indignar-se com arte, uma resposta ao tempo! “O ator é o arauto da vida!” Nele, explodem sentimentos e falas! Na plateia, o semelhante.

Ficha Técnica:
Textos de: Affonso Romano de Sant’anna, Eduardo Galeano, Paulo Leminski, Mario Quintana, Viviane Mosé e Wislawa Szymborska.
Atriz Marcia do Valle
Direção: Gaby Haviaras e Renato Farias
Música: Pedro Gracindo
Figurino: Ronald Teixeira
Cenário: André Palatnic
Luz: Djalma Amaral
Direção de Produção: Damiana Guimarães e Marcia do Valle
Realização: Bloco Pi Produções e Eventos e Do Valle Produções

EU É NÓS - Dias 23 (sexta), 24 (sábado) às 21hs e 25 (domingo) às 20hs

Sinopse:
“EU É NÓS, surgiu a partir da palavra desamparo,encontrada no livro - Quem pensas tu que eu sou? De Abrão Slavutzky. O espetáculo, se configura como um exercício de autoficção, cheio de humor e sensibilidade.

Ficha Técnica:
Atriz: Suzana Saldanha
Direção: Luis Artur Nunes
Processo Colaborativo: Abrão Slavutzky, Leonardo Netto e Suzana Saldanha
Dramaturgia: Suzana Saldanha
Produção: Ivana Dalle

CHEIRO DE MANGA - Dias 28 (quarta) e 29 (quinta) às 21hs

Sinopse:
“O espetáculo Cheiro de Manga convida o público a fazer uma viagem através dos sons, das cores, dos cheiros e do movimento, criando a memória através do imaginário, trazendo os espectadores para dentro da cena, proporcionando que eles vivam uma experiência completa dos ‘seis’ sentidos. Com dança, teatro, canto e muita música o espetáculo tem o objetivo de mostrar a pluralidade da arte, contando histórias, vivenciando experiências e redescobrindo os caminhos de terra batida da pequena vila de pescadores Toubab Dialaw, no Senegal, e seus arredores. O espetáculo fomenta e instiga a curiosidade sobre a cultura africana e seus desdobramentos, mas muito além disso, dará ao espectador a oportunidade de construir suas próprias reflexões e sensações a partir das histórias contadas em cena.”

Ficha Técnica:
Criação e interpretação: Laura de Castro
Consultoria Artística: Rui Moreira
Trilha sonora original: Eduardo Rezende
Voz off: Patrick Acogny
Desenho de som e produção musical: Almir Chiaratt
Luz: Pedro Struchiner
Produção: Lazúli Cultura . Jacqueline de Castro

O CHEIRO DA FEIJOADA - Dias 30 (sexta), 31 (sábado) às 21hs e 1 de abril (domigo) às 20hs

Sinopse:
O monólogo musical O CHEIRO DA FEIJOADA, através da memória de uma lavadeira, preta velha centenária, conta a estória de uma feijoada que foi preparada no tempo da escravidão e lança um novo olhar sobre a história do Brasil ao abordar questões que envolvem nossas diferenças sociais e a edificação da nossa diversidade cultural. Sambas, Xotes e funk compõem a trilha sonora deste espetáculo, dirigido e interpretado por Iléa Ferraz.

Ficha Técnica:
Direção e Interpretação: Iléa Ferraz
Texto: Thomas Bakk
Iluminação: Carla Barbosa
Músico: Pedro Lima
Cenografia: Iléa Ferraz
Figurino: Thaís Delgado
Produção Executiva: Carla Barbosa

Dias 24 (sábado) e 31 (sábado) às 14hs
YOGA DANCE PARA MULHERES (Oficina)
● Aula de YOGA DANCE
● Vivências do Sagrado Feminino
Facilitadora Mariah Mariana
Som e luz Frederico Eça


Teatro Municipal Maria Clara Machado
R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia entrada)
Endereço: Av. Padre Leonel Franca, 240 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, 22451-000
Telefone: 2274 7722 (bilheteria)
E-mail institucional: teatromclaramachado.cultura@gmail.com
Horário de funcionamento da bilheteria: Terça à sábado das 14h às 21hs
Domingo das 14h às 20hs.
OBS: A bilheteria só aceita pagamento em dinheiro.
Ingressos on line através da ticketmais.com
O Teatro possui estacionamento.

Comments