Aristides de Sousa Mendes em Abril na Anadia



O grupo de teatro “O Baluarte”, de Amoreira da Gândara, concelho de Anadia, vai levar à cena, no dia 24 de abril, pelas 21h30, no Cineteatro Anadia, a peça “Um Visto para a Vida”, sobre a vida do cônsul português Aristides de Sousa Mendes. O evento está inserido nas comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril.

Enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus no ano da invasão de França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial, Aristides desafiou ordens expressas do presidente António de Oliveira Salazar, que acumulava a função de ministro dos Negócios Estrangeiros, e durante três dias e três noites concedeu milhares de vistos de entrada em Portugal a refugiados, principalmente de origem judia que fugiam da Alemanha, mas também outros indivíduos que simplesmente procuravam simples asilo, pois desejavam fugir de França em 1940.

Os bilhetes para este espetáculo são gratuitos, devendo ser levantados no Cineteatro Anadia às sextas-feiras e sábados, das 20h às 23h, e no dia do espetáculo, a partir das 14h. A bilheteira estará igualmente aberta nos dias 8 e 15 de abril, entre as 14h e as 16h.

Comments