Reverter «este grave atentado ao teatro e cultura de Setúbal»


Câmara Municipal manifesta indignação com a exclusão do financiamento estatal
Reverter «este grave atentado ao teatro e cultura de Setúbal»
Câmara Municipal manifesta indignação com a exclusão do financiamento estatal  A Câmara Municipal de Setúbal apresentou ontem, em reunião pública, uma moção em que manifesta indignação com a exclusão das companhias de teatro do concelho do financiamento estatal concedido no âmbito do concurso promovido pela Direção-Geral das Artes.
A autarquia sublinha que as companhias de teatro cumprem “importante papel na criação individual e coletiva”, pois são elas que “oferecem bens culturais essenciais a uma vivência mais rica e estimulante, daí ser fundamental os apoios que recebem do Estado”.

A Câmara Municipal de Setúbal recorda a precariedade em que vivem estas estruturas, em particular atores e atrizes, que, “todos os dias, batalham pela sobrevivência e que tantas vezes se transcendem ao fazerem tanto com o pouco que recebem”.

Deste modo, é “com enorme inconformismo” que o município de Setúbal recebe os resultados do concurso Programa de Apoio Sustentado 2018-2020, promovido pela DGArtes, sobre o qual “foi gerada grande expectativa junto dos vários agentes culturais”.

A autarquia manifesta solidariedade com todas as estruturas que ficaram excluídas deste apoio e expressa “total discordância pela forma como o Governo do Partido Socialista tratou este processo de apoio às artes e a cultura em Portugal, submetendo este setor a cortes de financiamento inaceitáveis”.

A Câmara Municipal de Setúbal compromete-se a fazer tudo o que ainda for possível para reverter “este grave atentado ao teatro e cultura de Setúbal”, e, nesse sentido, já reuniu com as estruturas afetadas pela falta de financiamento, assim como solicitou uma reunião urgente com o ministro da Cultura.

A moção de protesto deverá ser remetida ao ministro da Cultura e ao primeiro-ministro, a quem se apela que revejam, com urgência, a decisão de excluir as companhias setubalenses.

Comments